25 de abr. de 2013

Homenagem Solene aos Grupos Escoteiros de Lages - 23/04/13

Para homenagear os cem anos do Escotismo em Santa Catarina, e principalmente o Dia Mundial do Escoteiro, comemorado no dia 23 de abril, os dois principais movimentos de Lages foram homenageados em sessão solene na Câmara de vereadores nesta segunda-feira. A proposição foi dos vereadores Marcius Machado e Tiago de Oliveira.

Placas e diplomas foram entregues aos dois grupos, pelos exemplos e atividades desempenhadas na cidade. Ieda Barbosa, Chefe do Escoteiro Heliodoro Muniz e Luis Carlos Cunha, chefe do Grupo de Escoteiros Lages, receberam as placas em nome dos grupos.

Entre as autoridades estiveram presentes, João Pedro Freitas, Executivo de Gabinete, representando o prefeito Elizeu Mattos e Irineu Coelho Castro, gerente de Projetos Especiais representando o Secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro, falou sobre a importância do movimento para a cidade: “O objetivo deste movimento sempre foi formar meninos exemplares, e hoje tenho certeza que essa representatividade a nível estadual e a nível Brasil, nos faz ter orgulho destes dois grupos de nossa cidade”, concluiu Irineu.

"O primeiro grupo fundado em Santa Catarina data de 1913 na cidade de Blumenau, o Grupo Escoteiro Lages foi fundado em 1940, sendo o primeiro a ser registrado em Santa Catarina,  por isto leva o numeral numero 1 na manga da camisa."

  Completando quase oito décadas o grupo conta hoje com a participação de cerca de cinqüenta jovens, entre eles 14 lobinhos, 12 escoteiros, 12 sêniors e 12 chefes. A base do escotismo, fundado em 1907 na Inglaterra está sustentada nos fatores espiritual, intelectual, social, afetivo e na formação do caráter.

Cada atividade realizada durante os encontros e reuniões, que acontecem aos sábados tem um objetivo que é sempre revelado no final de cada brincadeira. Os Grupos seguem um código de conduta, a lei dos escoteiros  que são baseadas na boa conduta e na sobrevivência em meio à natureza. Aprendizados e experiências que serão levadas para o resto da vida.

Baden Powel o ícone do escotismo mundial, serviu de inspiração para a fundação do Grupo de Escoteiros Heliodoro Muniz, o segundo movimento escotista de Lages foi criado em 1989. As primeiras reuniões e atividades do grupo aconteciam no pátio do antigo colégio Industrial de Lages, e graças aos esforços da chefia e dos próprios alunos iniciantes o grupo se destacou na região, por sua brilhante conduta, o grupo sobrevive do trabalho voluntário da diretoria e de colaboradores que querem a continuidade do escotismo

“Você não vê nenhum jovem participante de um movimento escoteiro, envolvido em algum tipo de confusão ou brigas, porque eles têm como princípio basilar uma palavra de apenas quatro letras chamada, amor. Amor ao próximo e o amor pela natureza. Precisamos que dentro da grade escolar, seja incluída uma disciplina direcionada aos ensinamentos do escotismo, e para que isso ocorra, vamos lutar juntos”, afirma o legislador Marcius Machado.

Foto: Elisandra Pandini

Texto: Flavia Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SAPS!