17 de abr. de 2011

Acampamento Treinamento Escoteiros - 09 e 10/04/2011


Como é de costume todo ano relizamos um acampamento de treinamento com objetivo de passar as noções básicas de pioneirias, nós, montagem de barracas, fogueiras e comidas mateiras. Assim os novatos já tem uma primeira experiencia com a patrulha em acampamento, este ano realizamos em nossa sede. No sábado (09/04/2011) os chefes Carlos e Pocai passaram instruções de acampamentos para a Tropa Escoteira.

No domingo (10/04/2011) pela manhã instruções de como montar uma fogueira e preparar o café da manhã, montagem e desmontagem barracas, nós e amarras ficou por conta do chefe Jackson. O almoço com a chefe Marinês que passou instruções de preparação de comidadas mateiras. Almondegas na braza, cebola na braza com carne moida, carreteiro, banana na braza caramelizada, e ovo no espeto foi o cardapio de sábado e domingo.

A tarde foi realizado a limpeza na sede que ficou a cargo das patrulhas Escoteira Falcão e Morcego. A Coati,  ficou com a limpeza dos banheiros. No final da tarde foram realizados varios jogos para a descontração de todos.

5 de abr. de 2011

Acampamento Treinamento Sênior - 02 e 03/04/2011


Como é de costume todo ano relizamos um acampamento de treinamento com objetivo de passar as noções básicas de pioneirias, nós, montagem de barracas, fogueiras e comidas mateiras. Assim os novatos já tem uma primeira experiencia com a patrulha em acampamento, este ano realizamos em nossa sede. No sábado (02/04/2011) o chefe Carlos passou instruções de acampamentos para a  Tropa de Sênior.

No domingo (03/04/2011) pela manhã instruções de como montar uma fogueira e preparar o café da manhã, montagem e desmontagem barracas, nós e amarras. A parte de refeições ficou a gargo da chefe Marinês que passou instruções de preparação de comidadas mateiras. Almondegas na braza, cebola na braza com carne moida, carreteiro, banana na braza caramelizada, e ovo no espeto foi o cardapio de sábado e domingo.





2 de abr. de 2011

Visita do Grupo Escoteiro Santos Dumont 20/PR 02/04/2011


Foi com muita satisfação que recebemos em nossa sede a visita do Grupo Escoteiro Santos Dumont, para combinarmos uma atividade em conjunto nos dias 20 e 21 de agosto de 2011, sendo que o GE Lages irá recepcionálos em sua sede para as refeições e acantonamento.
veja mais informações do GESD  Clique Aqui.  

Grupo Padrão





















Bibliotecas



Geral
Livreto - Nós e Amarras 
Livreto - Abrigos e Barracas
Livreto - Fogueira e Comida Mateira
Livreto - Atividades e Jogos com Pioneirias
Livreto - Instalação de Campo - 1
Livreto - Instalação de Campo - 2
Livreto - Instalação de Cozinha - 1
Livreto - Instalação de Cozinha - 2
Livreto - Trabalhando com cabos
Livreto - Truques e Habilidades
Livreto - Torres e Mastros
Manual Básico de Orientação
Manual de Téc. de Padrões de Acampamento
Manual de Téc. de Nós e Amarras
Milagres da Comida Escoteira
Técnica de Campo
Técnicas de Construção com Bambú


Escotistas

Características Essenciais do Escotismo
Escotista em Ação
Interpretação do Livro da Jangal
Livreto - Corte de Honra
Livreto - Fogo de Conselho
Livreto - Sede Perfeito
Livreto - Promessa Escoteira
Livreto - Sistema de Patrulhas
Manual de Segurança
O Livro da Jangal
Os Primeiros Meses de um Clã Pioneiro
Os Primeiros Meses de uma Alcatéia
Os Primeiros Meses de uma Tropa Escoteira
Os Primeiros Meses de uma Tropa Sênior
Projeto Educativo
Escotistas em Ação Ramo Sênior (novo - para Chefia)
Plano de Grupo


 Escoteiro/Sênior


Ramo Sênior em Ação (novo-para os jovens)
Tropa Escoteira em Ação

Escoteiro

A Tropa escoteira é o ramo escoteiro em que ficam jovens de 11 a 14 anos de idade de ambos os sexos. O programa educativo e as etapas do escoteiro visam aumentar os conhecimentos e aumentar sua autoconfiança. Na Tropa Escoteira o jovem aprende a conviver em equipe, o sistema de patrulha, o respeito à natureza e muitas outras coisas necessárias nessa faixa de idade. A organização da Tropa Escoteira pode ser só de escoteiros, só de escoteiras ou mista. A tropa é dividida em no máximo 4 patrulhas, que são equipes de 5 a 8 jovens. Cada tropa é independente para fazer sua própria programação, como por exemplo, seus próprios acampamentos supervisionados por um adulto. Cada patrulha tem como símbolo e nome de um animal.
_______________________________________________________________________________

1 de abr. de 2011

Duvidas??

A partir de quando a nova IMA irá substituir o IMC?


01/05/2011 -  Entrada em vigor. Como podem ver, ela já está vigorando. Então, os grupos que desejarem, já podem fazer sua migração.
 
31/12/2011 -  Prazo para conclusão dos processos já iniciados de conquista da IMC. A partir desta data, todos passam a trabalhar com a IMMA.
 
30/04/2012 -  Prazo final para utilização da IMC como pré-requisito na conquista de distintivos especiais. A partir desta data, a IMC não é mais aceita nos processos de Cruzeiro do Sul, Lis de Ouro e Escoteiro da Pátria. 


A nova IMMA é específica para cada ramo. Significa que em cada ramo, o jovem a conquista novamente, se for de seu interesse. Portanto, o jovem que deseja a conquista dos distintivos de Cruzeiro do Sul, Lis de Ouro e Escoteiro da Pátria deve conquistar a IMMA do seu ramo. Ela não é uma revisão da IMC. Está totalmente renovada, com conteúdo atualizado, com novo enfoque, e com novo formato para sua conquista. Leia o novo guia, já a disposição, e discuta no seu Grupo a mudança para a IMMA.


____________________________________________________________________________