31 de ago. de 2011

Ilha de Brownsea Onde Tudo Começou


Em 1852, a ilha foi comprada por um ex-militar indiano, Coronel William Petrie Waugh quando a esposa Mary descobriu argila de alta qualidade, que seria usada na manufactura de porcelana. Comprando a ilha por apenas 13,000 libras, o casal esperava fazer uma fortuna. Sendo director do London and Eastern Banking Corporation Waugh ele não teve nenhuma dificuldade em levantar cerca de 200,000 libras para financiar os seus planos para Brownsea. Construiu uma grande olaria de três andares, com máquinas, na costa sul da ilha. Havia também alvenarias e vagões puxados a cavalo para trazer a argila do norte da ilha. Para os trabalhadores, o Coronel construiu uma aldeia chamada Maryland. Durante este período de investimento e expansão, Waugh construiu a neo-gótica igreja de St. Mary the Virgin, e expandiu o castelo com uma nova fachada sudeste do estilo Tudor, um portão com uma torre de relógio e torres de vigia fortificadas no molhe.
Até que então a argila provou ser inapropriada para fazer porcelana, e a produção de canos sanitários e de chaminés de terra cota não era suficientemente lucráveis para financiar a expansão. O desastre finalmente chegou quando um grupo de homens de negócios locais perguntaram ao Cor. Waugh se queria ser deputado. Mary Waugh era bastante surda e, pensando que eles tinham vindo para fazer cobranças, implorou por mais tempo para assentar. Quando os negociadores viram que o negócio falhara, a empresa  de Waugh caiu que nem um baralho de cartas, e foram obrigados a refugiar-se na Espanha.
 Em 1857, após 5 anos dos desenvolvimentos de Waugh, Brownsea foi posta em leilão como parte do seu espólio. 

Mrs. Mary Bonham-Christie

Regresso á Natureza

Em 1927, Brownsea foi vendida em leilão por 125,000 libras para Mrs. Mary Bonham-Chritie. Ela mudou-se para o que outrora era casa dos agentes no cais e viveu uma vida sossegada. Contra os desportos sangrentos e a exploração dos animais de qualquer forma, ela baniu a pesca e permitiu que os animais das florestas andassem livremente. A floresta, os pomares e campos de narciso foram abandonados, e a ilha gradualmente tornou-se uma terra selvagem. Para a maioria dos trabalhadores estatais isto significou um triste êxodo para o continente, mas para a vida selvagem local foi ótimo. Enquanto isso o habitat da costa sul encolhia com a rápida urbanização, Brownsea continuou como um importante e crescente santuário.

    Em 18 de Julho de 1934 a ilha foi atingida por um fogo. Após três dias o vento mudou de direcção a tempo de evitar que o fogo se propaga-se para todas as construções principais da parte leste da ilha. 

O que resta da Aldeia de Maryland

Em Maio de 1940, Brownsea serviu de abrigo para exaustos refugiados alemães e bélgicos, que chegaram em  pequenos barcos para fugir á invasão nazistas dos países baixos e foram recolhidos ao longo da costa sul pela Royal Navy (Marinha da sua Majestade) e levados para o porto de abrigo de Poole. Foram acendidas luzes no extremo oeste da ilha de modo a enganar os bombardeiros alemães que procuravam abrigos costeiros em Poole e Bournemouth. Como resultado, as casas em Maryland, que tinham estado abandonadas desde 1927, foram posteriormente danificadas e consequentemente tiveram que ser demolidas por razões de segurança.

O primeiro Acampamento Escotista

O Major-General Robert
Baden-Powell usando o modelo do uniforme Escotista.
Nos anos de 1860 o ministério da marinha considerou comprar Brownsea para substituir Dartmouth como base de treino para cadetes navais. Era então apropriado que , a pedido de Charles van Raalte´s, o Major-General Robert Baden-Powell, o herói de Mafeking (cidade da República da África do Sul), escolhesse a ilha para o seu primeiro acampamento de Escoteiros. Ele escolheu 22 rapazes para o acompanhar, alguns de escolas públicas, outros da classe trabalhadora de Poole (cidade costeira inglesa no Dorsetshire) e de Bournmouth Boys´Brigades (uma estância balnear em Poole). Em Agosto de 1907 montaram as tendas na parte sul da ilha. O dia começou ao amanhecer com o som de uma corneta kudu africana. Após um copo de leite e um biscoito, seguiu-se um treino psicológico de 30 minutos, os rapazes separaram-se em patrulhas - os Lobos, Touros, Maçarico, e Corvos - para aprenderem a seguir e achar caça, construir abrigos, montar tendas e simular caça á baleia em barcos.
Aprender como fazer um colchão de folhas
Durante a manhã havia breves conversas sobre técnicas Escotistas, e depois Baden-Powell contou histórias sobre a vida na savana da África em volta do fogo de conselho. O sucesso do primeiro acampamento encorajou Baden-Powell para publicar o livro “Escotismo para rapazes” no ano seguinte, e a partir deste modesto começo, o movimento Escotista cresceu rapidamente.

Pedra Memorial dos Escoteiros
Este é o local do primeiro acampamento de Escoteiros na ilha de Brownsea em 1907, celebrado com esta pedra. No verão, Escoteiros e Guias ainda acampam neste local.
 Há um chefe de escoteiros residente na ilha que cuida dos visitantes Escoteiros de todo o mundo.

24 de ago. de 2011

Escoteiro da Patria


PROJETO DE ESCOTEIRO DA PÁTRIA GANHA MONOGRAFIA DE ESPECIALIZAÇÃO NA UFSM





Projeto de Escoteiro da Pátria ganha monografia de especialização na UFSMO projeto Pequeno Maracajá, desenvolvido desde 2008, pela tropa Sênior do Grupo Escoteiro Tupinambás, de Erechim/RS, foi tema do trabalho final da Especialização em Educação Ambiental na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

O objetivo do projeto é realizar ações para conscientizar os moradores de áreas rurais, sobre a importância da preservação das espécies gato-do-mato-pequeno (Leopardus tigrinus) e gato-maracajá (Leopardus wiedii), em franco processo de extinção na região do Alto Uruguai.

A parceira com os integrantes do Grupo Escoteiro Tupinambás se deve a grande experiência da Instituição em desenvolver ações práticas em Educação Ambiental, oportunizando aos jovens a experiência de participar de uma pesquisa científica e, ao mesmo tempo, participarem ativamente como atores sociais intervindo diretamente na busca de soluções, levando aos moradores das áreas rurais informações e orientações de como proceder para evitar o conflito com os felinos.

Para o coordenador do projeto e autor da monografia, Paulo Hubner, os resultados do trabalho servirão para elaborar diversas ações destinadas a reduzir o conflito existente entre agricultores e as espécies de gato-do-mato. Segundo o Biólogo e doutorando em Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Alcides Ricieri Rinaldi "Fico feliz em ver um trabalho como esse. Excelente trabalho!!! São ações como esta que considero fundamentais para a conservação de nossa vida natural.", Rinaldi é colaborador do projeto auxiliando com orientações técnicas, visto a sua grande experiência com felinos selvangens.

Para o orientador do Projeto, professor Dr. Dionísio Link, da UFSM "é um excelente trabalho que permitirá avaliar a mudança de atitudes da população entrevistada".

O Projeto Pequeno Maracajá foi apresentado à banca da UFSM no dia 29 julho de 2011.

A evolução do projeto pode se acompanhada no blog www.pequenomaracaja.blogspot.com


Legenda da Foto: Banca da UFSM - da esquerda para a direita Prof. Dr. Dionísio Link, Prof. Dr. Paulo Edelvar Correa Peres, Paulo Roberto Hubner e Prof. Dr. Toshio Nishijima.



Texto e Foto: Paulo Hubner


Fonte: http://www.uebrs.com.br/index.php?option=noticia&Itemid=17&task=detalhe&id=481

21 de ago. de 2011

* Avisos

Vem ai a Semana da PAZ




Em 21 de agosto de 2006 o Governo do Estado de Santa Catarina instituiu através da Lei nº 13.834 a “Semana da Paz”, que acontece todos os anos entre os dias 05 a 12 de outubro.
A Secretaria de Estado da Educação convidou a União dos Escoteiros do Brasil – Região de Santa Catarina para ser uma das parceiras da Semana da Paz neste ano de 2011, que tem como slogan “Haja Paz na terra a começar em min”, desejando que os Grupos Escoteiros venham participar desta semana desenvolvendo atividades com os seus membros juvenis.
Os Grupos Escoteiros interessados em participar devem descrever a atividade que desejam desenvolver em seu município/comunidade e para tanto, é necessário que enviem até o dia 19.09.2011 através do e-mail secretaria.uebsc@terra.com.br a ficha de participação totalmente preenchida (disponível no site) para que o Escritório Regional possa repassar estaa informação a Secretaria de Estado de Educação, que informará as Gerencias Regionais do evento e comunicará a mídia (imprensa) local.
A atividade a ser desenvolvida é de livre escolha do grupo escoteiro ou sessão em qualquer um dos dias da Semana da Paz e em qualquer lugar (escolas, empresas, Praças, etc.) mas sempre tendo como base os Princípios da Paz que são: Respeitar a vida; Rejeitar a violência; Redescobrir a solidariedade; Ser generoso; Ouvir para compreender; Preservar o planeta; Resgatar gestos de gentileza; Cultivar o bom humor e Ser comprometido.
Após a realização da atividade os grupos escoteiros devem enviar ao Escritório Regional da UEB/Santa Catarina, uma relação com o nome completo dos membros que participaram da atividade, os quais receberão um certificado de participação emitido pela Secretaria de Estado da Educação.
Para a Ieda Barroso Moser, Coordenadora Regional do Agente da Paz e também coordenadora da Semana da Paz 2011 no ambiente escoteiro, esta é mais uma ótima oportunidade para que Movimento Escoteiro catarinense através dos grupos escoteiros colocarem em prática o Projeto Educativo da UEB e disseminar na necessidade constante da busca da paz.
24/08/2011
____________________________________________________________________________

Sido Gessner Jr. visita Deputados e Senadores em Brasilia 05/07/2011

Aproveitando a ida à Brasília-DF para a reunião de criação da Frente Parlamentar Escoteira, o Diretor Presidente da UEB/SC – União dos Escoteiros do Brasil, Região de Santa Catarina, Sido Gessner Jr visitou todos os 16 gabinetes dos Deputados Federais por Santa Catarina.
Para cada gabinete, o Presidente Sido levou uma pasta com um ofício convidando o Deputado ou Deputada para participarem ativamente da Frente Parlamentar Escoteira, bem como também um relatório impresso do que a Direção Regional realizou em Santa Catarina no ano de 2010. No gabinete que não conseguiu encontrar o Deputado ou Deputada, por causa dos trabalhos das comissões internas, deixou o material com a equipe de assessores.
Mais tarde, o Deputado Edinho Bez, fez um pronunciamento no plenário conclamando seus pares a participarem da Frente Parlamentar Escoteira e destacando a importância do Escotismo, registrando a visita do Presidente da UEB/SC Sido Gessner Jr ao seu gabinete onde pode verificar no relatório 2010 o grandioso trabalho feito pelos voluntários em prol da juventude catarinense.
O Presidente Sido Gessner visitou também o Senado, onde teve a oportunidade de conversar pessoalmente com os três senadores, Casildo Maldaner (foto), Paulo Bauer e Luiz Henrique da Silveira. Pediu apoio para a iniciativa da Frente Parlamentar, entregou o Relatório anual da UEB/SC e trocou idéias de como viabilizar forças para o crescimento do Movimento Escoteiro em Santa Catarina.

Colaboração: Carlos José - EReC




Comissão de Educação e Cultura debaterá o projeto Escotismo nas Escolas - 05/07/2011


A Comissão de Educação e Cultura (CEC) deve realizar no início do segundo semestre uma audiência pública para debater o projeto "Escotismo nas Escolas". Essa foi uma das principais deliberações tomadas hoje (29/6) de manhã, em Brasília, em reunião entre representantes nacionais de grupos de escoteiros e deputados defensores da prática do escotismo no Brasil. "Podem contar com o meu apoio. Farei o que for necessário para que esse projeto, tão bem desenvolvido pela União dos Escoteiros do Brasil no RN, seja realizado em todo o país", afirmou a presidenta da CEC, professora e deputada federal Fátima Bezerra.
 
Durante a reunião, também ficou decidido que os deputados deverão apresentar emendas para que o projeto seja implementado em todo o país. Participaram do encontro, além de Fátima Bezerra, os deputados Otávio Leite (PSDB/RJ), Chico Alencar (PSOL/RJ) e Jô Morais (PCdoB/MG).

O presidente da União dos Escoteiros do Brasil no RN, Carlos Pinto, informou aos deputados presentes à reunião que o projeto "Escotismo nas Escolas" foi implantado há quatro anos no Rio Grande do Norte e onde os escoteiros estão presentes diminuíram a violência e as depredações aos prédios escolares.

A deputada federal Fátima Bezerra é uma grande incentivadora e apoiadora dos escoteiros e há dois anos tomou posse na União Parlamentar Escoteira do Brasil, entidade criada por pessoas ligadas ao escotismo em prol de políticas para a juventude.


Fonte: http://portal.fatimabezerra.com.br/novo/index.php?id=845



_______________________________________________________________________

Vale a Pena Saber - 04/07/2011



17 de ago. de 2011

Programação VI Dumontur


20 e 21 de agosto de 2011 




Ficaremos alojados na Chácara da Battistela, em regime de acantonamento.


Sênior podem  acampar sexta a partir das 18:00 hrs. (Entrar em contato com o Chefe Carlos)


Sábado dia 20/08   -  Manhã

07:00  -  Recepção com café ao integrantes do GE Santos Dumont
08:00  -  Acomodação dos participantes Reunião da Equipe Organizadora
09:00  -  IBOA
09:20  -  Jogo Geral
09:40  -  Excursão Morro da Cruz
12:00  -  Almoço
14:00  -  Jogo da Cidade
19:00  -  Jantar Preparação das esquetes Todos
21:00  -   Fogo de Conselho - Simplesmente Escotismo
22:00  -   Festa Temática (Festa do Cafona) 
24:00  -   Início dos roncos pela madrugada. Todos


Domingo - dia 21/08


07:00  -  Alvorada + Café da Manhã
08:30  -  Saída para Adventure Park Todos
09:00  -  Chegada Adventure Park


Teremos o dia inteiro para viver uma grande aventura no Adventure Park.

As atividades serão realizadas por ramo, da seguinte forma:
Esta programação poderá ser modificada em decorrecia das condições metereológicas

Ramo Lobinho: Escalada + Tirolesa + Trekking

Ramo Escoteiro: Rappel (25m) + Tirolesa +Trekking

Ramo Sênior e Pioneiro: Rappel (40m) + Punk Jump ou Tirolesa + Trekking

Os adultos podem se encaixar em qualquer uma das atividades acima.





9 de ago. de 2011

Reportagem da Veja sobre o Jamboree na Suécia


Acampamento mundial de escoteiros termina com recorde de participação

O Jamboree na Suécia acaba com show, mensagens de paz e 40 mil jovens e adultos cantando e pulando na chuva


Terminou neste sábado o 22º Acampamento Mundial Escoteiro. Foi o maior da história, com   40.061 adolescentes e adultos, de 146 países. Também foi a segunda maior delegação brasileira presente em um evento do gênero, com 814 pessoas. Eles viveram em barracas durante 12 dias, em Rinkaby, na Suécia. Para acomodar tantas pessoas, é necessário construir uma verdadeira cidade, com ruas, avenidas, bancos, lojas, restaurantes e até bairros para as tendas, os subcampos. E tudo isso é desmontado após o encerramento.
O tema do evento foi Simplesmente Escotismo e procurou resgatar valores caros ao movimento, como a paz, o voluntariado, a vida saudável ao ar livre e ecologia. O Jamboree, como é chamado, acontece de quatro em quatro anos e, para os escoteiros, equivale aos Jogos Olímpicos ou à Copa do Mundo - com a diferença de que, no acampamento, o objetivo não é competir e ganhar medalhas e, sim, fazer amigos. Para isso, muitas atividades educativas e jogos em grupo, em que jovens de diversas partes do globo têm de se misturar para completar as tarefas.
Sustentabilidade também foi um tema que mereceu destaque. Além de debates e workshops sobre reciclagem, desenvolvimento sustentável e energias renováveis,  todo o lixo orgânico foi transformado em biogás. Este também foi o primeiro acampamento que contou com internet wi-fi em todo o campo e um app exclusivo (iPhone e Android) para os participantes.
A cerimônia de encerramento teve shows de artistas europeus, como a sueca Sanna Nilsen, a belga Kate Ryan e a banda de metal Europe, e contou com a presença de Gustaf, rei da Suécia, que também é escoteiro. O rei, emocionado, fez um breve discurso, enfatizando a importância do evento: "O Escotismo prepara os jovens para a vida". A sempre simpática rainha Silvia, filha de brasileira e que viveu em São Paulo durante a infância, trocou vestidos e tailleurs por um amarelíssimo casaco da delegação sueca. 
O próximo acampamento mundial acontece em 2015, no Japão.
O Escotismo — Fundado na Inglaterra, em 1907, por Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, um oficial do exército inglês, com o objetivo de promover atividades mais saudáveis às crianças,  o Escotismo, hoje, é o maior movimento jovem mundial. São mais de 30 milhões de escoteiros e escoteiras espalhados por 161 países, segundo dados do World Scout Bureau. Escoteiros famosos incluem: o cineasta Steven Spielberg, o apresentador de TV Bear Grylls, o CTO da HP, Phil McKinney, o astronauta Buzz Aldrin, a atriz global Adriana Birolli e a rainha da Holanda, Beatrix.


Acampamento Tropa Sênior - 06 e 07/08/2011

 O acampamento da Tropa Sênior neste final de semana (06 e 07/08/2011), começou com a montagem de campo por volta das 15:00 Hrs, as 16:00 Hrs. já estávamos fazendo a inspeção de guiwell, em seguida parada para lanche, depois jogos que por sinal estavam bem animados, as 18:00 Hrs. IBOA e preparar janta e esquete. 20:00 Hrs jogos noturnos, ache o monitor e encontre a relíquia foram muito disputados pelas duas patrulhas. O fogo de conselho começou as 21:00 Hrs, estava bem interessante com o tema Folclore onde as esquetes foram bem apresentadas. Após o fogo mais jogos e conversa até de madrugada, com alguns sustos. Alvorada as 07:00 Hrs para café da manhã, 09:00 Hrs. IBOA, em seguida excursão de 05 Km até o Guará com retorno as 12:30 Hrs para almoço. Desmontagem campo, com retorno a sede as16:00 Hrs.