28 de mar. de 2012

Convite


Estaremos comemorando 72 Anos de Atividades, você que foi escoteiro do GE Lages 01/SC venha participar com a gente deste grande dia.

Data de Fundação: 15 de Março de 1940.

27 de mar. de 2012

Curiosidades - Baden Powell e o Chifre de Kudu

Você que é escoteiro? Esteja atento ao chamado do Kudu. Mobilize sua patrulha, seus amigos - mesmo aqueles que não são escoteiros - e mostre que vocês podem fazer muito mais do que qualquer um pode imaginar. The Call é a chamada que ecoará em todo país através de um Game onde a interação se dará muito além da tela do computador..



 O kudu é um dos maiores e belos antílopes da África. Ele é também a origem de uma  tradição no Escotismo: por todo o mundo, os elegantes chifres espiralados do kudu, são usados como um instrumento de sopro, uma corneta, para chamar chefes e escoteiros.
Em 1890, Baden-Powell  lutou na Campanha dos Matabele, onde hoje se situa o Zimbábue. Os guerreiros Matabele tinham um método único de sinalização militar, usando uma nota profunda emitida com auxílio de um chifre de kudu para enviar sinais codificados a longas distâncias. No final da campanha, B.P. levou um desses chifres para casa, como um troféu  o chifre tinha pertencido ao Chefe Matabele Siginyamatshe.
No acampamento da Ilha de Brownsea, em 1907, os primeiros Escoteiros eram despertados, todas as manhãs, pelo som do chifre de kudu que Baden-Powell resolvera levar para o campo, tal como fizera com alguns dos seus outros troféus militares favoritos, porque pretendia com eles inspirar os rapazes acampados.
O Fundador era um verdadeiro mestre na arte de contar histórias, pelo que não perdia nenhuma chance de contar os feitos pelos quais ele se tornara famoso.
Foi o Acampamento de Brownsea que marcou o nascimento do Movimento Escoteiro. Mais tarde Baden-Powell ofereceu o seu chifre de kudu ao novo chefe de campo de Gilwell Park, que se situa nos arredores de Londres e é o santuário da formação de Chefes Escoteiros por excelência .
Em 1929, no 21º aniversário do Escotismo, foi realizado o Jamboree Mundial em Arrowe Park (Inglaterra). Baden-Powell usou o mesmo chifre de kudu para fazer a chamada de todos os participantes desse Jamboree.
Seguindo uma tradição que remonta há 90 anos, as patrulhas são chamadas a reunir com o toque tradicional do chifre de kudu, durante os cursos da Insígnia de Madeira.
O kudu (Tregelaphus strepsiceros) é uma espécie de antílope cujo habitat vai desde a África do Sul á Etiópia. Um touro Kudu pode chegar a uma altura de 1,5 metros e tem uma coloração que vai de um cinzento avermelhado até quase azul. As suas características de visão aguçada, bom sentido de audição, olfato apurado e grande velocidade fazem dele um animal difícil de capturar.
Pode parecer estranho que o chifre de um antílope africano, do tipo usado pelos Matabeles como clarim de guerra no século XIX, seja usado para chamar Escoteiros e Chefes por esse mundo fora. John Thurman, grande nome do Escotismo britânico, conta como BP conheceu o chifre de kudu:
"Como coronel em África, em 1896, Baden-Powell comandou uma coluna militar na Campanha Matabele. Foi num trilha pelo rio Shangani abaixo que ele primeiro ouviu o som do chifre de kudu. Ele andava confundido pela rapidez com que os alarmes eram espalhados entre os Matabeles, até que um dia se apercebeu que eles usavam o chifre de kudu, o qual tinha uma grande potência sonora. Era usado um código. Assim que o inimigo era avistado, o alarme era tocado no kudu, para todos os lados, e assim transmitido por muitas milhas em pouco tempo."

Maiores informações clique Aqui

26 de mar. de 2012

Escoteiros auxiliam abertura dos Jocol 2012


A abertura dos Jocol aconteceu neste  sábado (24/03), com a corrida a rústica, mais de 400  corredores participaram da edição deste ano. 
Os Grupos de Escoteiros Lages e Heliodoro Muniz  auxiliaram na abertura e entrega de troféus. O Grupo Escoteiro Lages montou pioneiras e aproveitou a oportunidade para fazer divulgação do movimento escoteiro distribuindo panfletos com informações sobre o escotismo.
A cerimônia de abertura dos Jocol 2012 começou por volta das 19 horas e apresentou  todas as 114 equipes inscritas, os escoteiros auxiliaram na abertura com as bandeiras.















Escoteiro deixa o local mais limpo que encontrou


















          Album Compelto
            

GE Lages Recebe Troféu Grupo Padrão 2012



Durante a realização do XIX Assembleia Escoteira Regional e Congresso Escoteiro Estadual 2012, foi entregue o Troféu Grupo Padrão 2012.
Fazendo valer os esforços de nossos chefes, dirigentes, pais que sempre ajudaram no grupo, recebemos a premiação em grau OURO. Parabéns a todos que tornaram isso possível , pois conquistar a premiação de Grupo Padrão não é só juntar um monte de papéis e mandar para a nacional, mas sim levantar todos  os esforços de uma equipe durante um ano e mostrar que tudo que eles fizeram valeu a pena.






Segundo palavras do próprio Renato Bini (Vice Presidente da UEB-Nacional) Lages é 100% Ouro pois os dois Grupos Escoteiros de nossa Cidade o GE Lages e o GE Heliodoro Muniz receberam o troféu Grupo Padrão Ouro, parabéns a toda a chefia por mais esta conquista.



Troca de lenços comemorativos com o Grupo Escoteiro Brusque
Lages 70 Anos
Brusque 50 Anos


Álbum Completo

22 de mar. de 2012

Curiosidades - Dia Mundial da Água


O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.

Frases sobre o Dia Mundial da Água:

- Água é vida. Vamos usar com inteligência para que ela nunca falte.

- O futuro de nosso planeta depende da forma com que usamos a água hoje.

- Todo dia é dia de água, pois ela está presente em tudo e em todos.

- O Dia Mundial da Água não é só para pensar, mas principalmente para agir: vamos usar este recurso natural com sabedoria para que ele nunca acabe.

- Sem a água não haveria vida na Terra! Pense nisso neste Dia Mundial da Água.

21 de mar. de 2012

Abertura Jocol

A tropa sênior deverá comparecer na sede dia 24 de Março as 09:00 horas na Sede do Grupo Escoteiro Lages para nos prepararmos para a abertura do Jocol no Ginásio Jonas Minosso. As Chefes Rose e Marines estarão aguardando vocês com mais informações, pois os Chefes Carlos e Vanderlei estarão em Indaial no Congresso Escoteiro.

Sairemos da Sede as 12:30 horas para o Ginásio Jonas Minosso.

19 de mar. de 2012

Sênior realiza Conselho de Tropa


Neste sábado dia 17/03 a Tropa Sênior se reuniu em conselho de tropa sob comando da Guia Jhenifer, que foi eleita pela tropa para este fim. Foram votadas as atividades escolhidas pelas patrulhas para este semestre. 
Ficou combinado que no domingo a noite a tropa voltaria a se reunir para saborear um entrevero preparado pelo Chefe Carlos. O objetivo desta reunião informal foi que todos fortalecessem os laços de amizades na tropa.













18 de mar. de 2012

Rapel Pioneiros e Excursão Escoteiros


Foi realizado neste domingo 18/03 uma excursão até a Cachoeira da Tia Dóca. Nossa saída foi do terminal as 07:10 com destino ao bairro Cidade Alta. Quando eram 08:00 já estávamos com o pé na estrada. Nem mesmo a breve garoa que nos recepcionou nos impediu que realizássemos essa divertida excursão. Por volta das 10:30 chegamos ao nosso destino, descansamos quinze minutos e realizamos algumas atividades. Enquanto os escoteiros realizavam algumas brincadeiras no barro e na água sobre o comando da chefe Keith, o mestre Jackson e os pioneiros Henrique e Pocai foram arrumar o equipamento para o rapel. Após o almoço os pioneiros fizeram rapel e os escoteiros aproveitaram para a tradicional "guerra na lama". Após todos arrumados e devidamente trajados, voltamos até a cidade alta para retornarmos ate o terminal.

  







15 de mar. de 2012

Feliz Aniversário - 72 Anos



Parabéns a toda família escoteira do GE Lages por mais um ano de luta para manter acesa a chama do escotismo em cada um de nós. Espero que cada ano que passe esta chama se renove, pois somente assim conseguiremos manter unido este grupo que já está a 72 Anos servindo a comunidade Lageana.

SAPS!

Chefe Carlos.

14 de mar. de 2012

Sábado 17/03 Reunião Sênior




Conselho ou assembléia de Tropa  


É uma reunião formada por todos os Escoteiros ou Escoteiras, Seniores ou Guias, dirigida por um jovem eleito para esta finalidade. 
   
  Ele se reúne formalmente para:
  • sugerir atividades para o planejamento de um determinado periodo
  • avaliar atividades ocorridas
  • emitir opiniões sobre decisões importantes da Tropa 
Sábado dia 17 de Março iremos realizar nossa 1ª reunião de Conselho de Tropa Sênior de 2008, Pesquisem como se organiza esta importante reunião. Pesquisem também sobre conselho de patrulha e corte de honra,  Como se elege o presidente da corte de honra, enfim pesquisem sobre o sistema de Patrulha.


Chefe Carlos.

11 de mar. de 2012

XVIII Mutirão Pioneiro Regional - Lages


Nos dias 28 e 29 de Abril acontecerá em Lages o XVIII Mutirão Pioneiro Regional. Participa Pioneiros(as) e Mestres e/ou Assistentes, conforme idade prevista no POR, e registrados na UEB no ano de 2011/2012. Serão também aceitos seniores e guias com 17 anos completos na data da inscrição. Entretanto, será obrigatória a presença de um representante, Mestre Pioneiro ou Assistente, com idade superior a 23 anos, para cada Clã de Pioneiros com mais de 03 participantes inscritos. Os Pioneiros e Pioneiras terão as seguintes atividades: oficina de teatro infantil; atividade de serviço com a confecção de cenário e palco de teatro infantil; e participarão da festa à fantasia: personagens infantis. As inscrições irão até o dia 03/04/2012 e a taxa é de R$ 65,00 para pioneiros e R$ 60,00 para mestres.

SERVIR!

9 de mar. de 2012

Diretoria Formada do Grupo Escoteiro Curitibanos


Nesta sexta-feira 9 de março as 19:00 o Pioneiro Pocai do G.E.Lages realizou uma reunião na casa da amizade (Rotary) em Curitibanos, para explicar o que é o escotismo e seus objetivos para os jovens. Dentre os participantes muitos fizeram perguntas e se informaram melhor de como funciona o escotismo. Após foi decidido quem ia reger cada cargo da diretoria administrativa, financeira e presidência. E comunicado que a sede escoteira será no Corpo de Bombeiros. Por fim foi decidido que o nome do grupo será Grupo Escoteiro Curitibanos, e marcada a reunião e palestra informativa na qual terá a presença de um representante da UEB SC no dia 23 de março as 19:00 no auditório da Universidade Federal de Santa Catarina campus Curitibanos.

Desejo ao G.E.Curitibanos ótimo início de atividades, que seja um grupo comprometido com o futuro dos jovens, e que com certeza  essa equipe irá começar com todo o empenho possível. 



Agradeço imensamente o apoio dos dois Rotary, dos dois Lions, da Polícia Militar, do Proerd, da Associação de Bairros, da UFSC e especialmente ao Corpo de Bombeiros por disponibilizar o quartel com toda sua estrutura para servir como sede. A todos eles MUITO OBRIGADO.

Pioneiro Luiz Henrique Pocai.

Sempre Alerta Para Servir

Venda de Bolachas


No sábado estaremos realizando nossa 1ª venda de Cokies (Bolachas) de 2012, convido toda a tropa para auxiliar nas vendas, pois estaremos arrecadando fundos para a viagem para a Olimpíada Escoteira. Vamos nos reunir na sede as 08:30 no sábado, para iniciar as vendas as 09:00 no Calçadão com encerramento ao meio dia. Favor repassar aos demais membros do grupo.  Já estamos programando a atividade para tarde, amanha informaremos o que sera realizado no sábado a tarde.

Chefe Vanderlei

6 de mar. de 2012

Semana Escoteira de 21 a 29 de abril 2012


As atividades da Semana do Escoteiro 2012 devem ser realizadas na semana de 21 a 29 de abril.

Local: descentralizado, por grupo escoteiro.
Público Alvo: Ramos lobinho, escoteiro, sênior e pioneiro.

Os Grupos Escoteiros farão a divulgação das atividades realizadas através do Blog do
Distrito e encaminharão ao escritório regional um RELATÓRIO DE ATIVIDADE até o dia 20
de maio de 2012.







 Postado em 06/03/2012
________________________________________________________________________________





Existem sete perigos para o Escotismo para os quais, me parece, devemos estar alertas e tomar cuidado:
1. Complacência, do tipo de pessoas que pensam: “há cinqüenta anos temos trabalhado assim e temos feito um bom trabalho, portanto continuemos assim”. Recordemo-nos que o trabalho para os rapazes de hoje tem que ser feito pelos homens do presente. Estou tão orgulhoso, como qualquer outro Escotista, do nosso passado, mas isso não nos leva a parte alguma. Há, hoje, muito mais a ser feito do que houve em qualquer outra época e o máximo que o passado pode fazer para nós é inspirar-nos para um maior esforço;
2. Centralização. Acampamentos Nacionais, Regionais e Jamborees são muito bons, mas quando muito freqüentes, podem ser desastrosos. Devemos dar ao Escotista a maior oportunidade possível para trabalhar com a sua Tropa e infundir-lhe os bons princípios e não juntar os rapazes em grandes massas para um grande espetáculo. Às vezes existe tal número de atividades organizadas pelo Distrito ou Região que praticamente não resta tempo ao Escotista para trabalhar com as Patrulhas ou Alcatéias;
3. Super administração e não suficiente capacitação. Gostaria de sugerir-lhes dar uma olhadela nos orçamentos e balanços, para verificar se aquilo que gasta com papelada e administração está equilibrado com o que se emprega na capacitação técnica. Ambas as coisas são necessárias, porém mantenhamos o equilíbrio.
4. Seriedade Demasiada. O Escotismo é algo sério, contudo, uma das grandes coisas é a alegria de participar dele, isso tanto para os dirigentes como para os rapazes. Em alguns países, há o perigo de se pensar em termos educacionais ou psicológicos e, enquanto fazemos isso, perdemos muito da nossa condição de “amadores”. E vocês todos sabem que como amadores somos bons, mas como profissionais somos péssimos. Somos uma parte complementar na vida do rapaz; complementar na escola, dos pais, da igreja, e, mais tarde, do trabalho.
6. Austeridade demasiada. Acho que tendemos a nos fazer demasiado respeitáveis e a nos converter em um movimento para apenas os rapazes bons, em vez de levar o Movimento para os rapazes que dele necessitam. O Escotismo nasceu em 1907 entre meninos pobres e, se economicamente os rapazes melhoraram desde então, por outro lado moral e espiritualmente existem rapazes tão pobres como naquela época, que necessitam do Escotismo.
7. Trabalhar para fazer super escoteiros. Devemos estar conscientes, no que diz respeito a adestramento, de não tratar de começar um curso a partir de onde deixamos o anterior, sem pensar que necessitamos começar e recomeçar sempre pelas bases e os princípios para progredir a partir destes.
Para terminar, recordemo-nos que Baden-Powell, em 1938, proclamava com orgulho e alegria o número de 3 milhões e meio de Escoteiros no mundo. Agora podemos ver um movimento que ultrapassou os 8 milhões, (1957) devido justamente à sua simplicidade e ao prazer dos rapazes que tem sido contínuo.
Sem dúvida, Baden-Powell tocou o dedo em algumas das mais formidáveis idéias e práticas que levam os rapazes a segui-las com entusiasmo, e nos métodos, e modo de manejar e guiar os rapazes. É por isso que devemos nos manter o mais possível dentro da simplicidade, da alegria e do entusiasmo que ele inspirou.
Os únicos capazes e possíveis de pôr o Escotismo a perder são os próprios chefes e dirigentes.
Se nos tornarmos arrogantes, complacentes e a nos fazermos passar por demasiado auto-suficientes, então – e apenas com essas coisas – poderemos arruinar o Movimento.
Pensem nisso…
Recuperado pelo Chefe Maurício Moutinho
Texto retirado do Blog do Distrito Alto Vale e Planalto, publicado pelo Chefe Guedes.



 Postado em   31 de  Janeiro de 2012
________________________________________________________________________________




chefe rose


São 18 anos de total dedicação e amor a este Grupo Escoteiro que com certeza sem sua ajuda não teríamos conseguido superar tantos obstáculos, sempre dando seu melhor possível para todos os irmãos de ideal e estando sempre alerta para ajudar e ensinar.

Nosso muito obrigado em nome de todo o Grupo escoteiro Lages 01/SC




       Chefe Carlos
Presidente GE Lages 01/SC



Chefe Rose recebendo Placa Comemorativa de 18 Anos de Vida Escoteira.


 Postado em 30/08/2011
________________________________________________________________________________


2º Indaba distrital


Foi realizado no dia 13 de agosto na cidade de Agrolândia o 2º INDABA do Distrito Escoteiro Alto Vale e Planalto.

Tivemos inicio com a recepção organizada pelo G.E Agrolândia 10/SC, onde fomos recepcionados com um delicioso café. As 08:30 foi iniciada a cerimônia de abertura do IIº Indaba Distrital, logo em seguida tivemos  a primeira palestra da manhã. A tarde uma mesa redonda discutiu problemas vividos pelos Grupos Escoteiro do Distrito com destaque para a dificuldade de atrair pais para do Grupo. Um delicioso jantar encerrou o encontro.

Chefia Presente:

Lobo           - Chefe Rose
Escoteiro   - Chefe Vanderlei
Sênior         - Chefe Carlos e Jackson
Dirigente     - Marinês

  Postado em 18/08/2011
 ________________________________________________________________________________


GRUPO PADRÃO - MUDANÇA DE DATA PARA ENTREGA DE DOCUMENTOS!

Grupo Padrão - mudança de data para entrega de documentos!Até este ano usamos a data limite de 31 de março para o encaminhamento dos documentos referentes ao Concurso Grupo Padrão, pois com isso o Escritório Nacional tinha tempo suficiente para fazer a computação e identificar as categorias de premiação, de tal forma que os respectivos troféus pudessem ser entregues durante as reuniões ordinárias das Assembléias Regionais, que eram em agosto ou setembro.



Ocorre, porém, que por força de alteração estatutária, as Assembléias Regionais passam a ter suas reuniões ordinárias em fevereiro ou março (como já aconteceu em 2011), e com isso, pretendendo-se manter a entrega dos troféus nas reuniões das Assembléias Regionais, com o destaque que merecem os Grupos Escoteiros, é necessário antecipar a data limite para a entrega dos documentos para o dia 31 de janeiro.

Mesmo que ainda persista alguma dificuldade para entregar os Troféus aos Grupos Escoteiros das Regiões que realizarem Assembléia em fevereiro, o Escritório Nacional desenvolverá um esforço todo especial para tentar fechar a computação o mais rápido possível, com o propósito de valorizar a participação dos Grupos Escoteiros.

Conclamamos todos os Grupos Escoteiros a um esforço adicional, para que os relatórios sejam encaminhados ao Escritório Nacional até 31 de janeiro de 2012.




________________________________________________________________________________


Companheiros,
Abaixo para "download" o Informe do INDABA REGIONAL UEB-SC 2011, que se realizará nos dias 17 e 18 de setembro de 2011 na cidade de Lages-SC. 
Solicitamos ampla divulgação a todos os Escotistas e Dirigente do grupo escoteiro.
Sempre Alerta para Servir!
Roberto Murilo Coutinho
Gerente do Escritório Regional
União dos Escoteiros do Brasil - SC

Tel. 48 3333-0446 / 48 9656-6556

secretaria.uebsc@terra.com.br



_____________________________________________________________________________



Quando o Escotismo começou a se expandir, lá pelos idos de 1908, a partir da publicação do     livro Escotismo para Rapazes, baseado nas experiências de vida de Baden-Powell, e   principalmente nos resultados do acampamento experimental da Ilha de Brownsea (Inglaterra), não se imaginava que fosse tomar a dimensão que tomou logo, por isso não havia um programa onde a participação do adulto fosse necessária. Era um método concebido para a auto-educação dos jovens; e de um certo modo ainda hoje assim está definido em seu propósito. Mas logo se fez necessário a presença de adultos para orientar os jovens. Todavia o Movimento continuou a ser um movimento para jovens; não se descartando que os adultos também se beneficiam dele, quer seja através do aprendizado de técnicas e habilidades, quer seja através da diversão e ambiente de camaradagem que acompanham as atividades escoteiras, ou ainda por saber-se útil à sua comunidade.