30 de abr. de 2013

Semana Escoteira - Encerramento 27/04/2013





Foi realizado no Parque Jonas Ramos no dia 27 de Abril, o encerramento da Semana Escoteira 2013, no período da manhã realizamos atividades junto com o Grupo Escoteiro Heliodoro Muniz, no período da tarde os escoteiros participaram de uma gincana pelo centro da cidade, e encerramos com o Fogo de Conselho.





Para ouvir a entrevista Chefe Elizete na Radio Clube clique aqui


25 de abr. de 2013

Homenagem Solene aos Grupos Escoteiros de Lages - 23/04/13

Para homenagear os cem anos do Escotismo em Santa Catarina, e principalmente o Dia Mundial do Escoteiro, comemorado no dia 23 de abril, os dois principais movimentos de Lages foram homenageados em sessão solene na Câmara de vereadores nesta segunda-feira. A proposição foi dos vereadores Marcius Machado e Tiago de Oliveira.

Placas e diplomas foram entregues aos dois grupos, pelos exemplos e atividades desempenhadas na cidade. Ieda Barbosa, Chefe do Escoteiro Heliodoro Muniz e Luis Carlos Cunha, chefe do Grupo de Escoteiros Lages, receberam as placas em nome dos grupos.

Entre as autoridades estiveram presentes, João Pedro Freitas, Executivo de Gabinete, representando o prefeito Elizeu Mattos e Irineu Coelho Castro, gerente de Projetos Especiais representando o Secretário de Desenvolvimento Regional, Gabriel Ribeiro, falou sobre a importância do movimento para a cidade: “O objetivo deste movimento sempre foi formar meninos exemplares, e hoje tenho certeza que essa representatividade a nível estadual e a nível Brasil, nos faz ter orgulho destes dois grupos de nossa cidade”, concluiu Irineu.

"O primeiro grupo fundado em Santa Catarina data de 1913 na cidade de Blumenau, o Grupo Escoteiro Lages foi fundado em 1940, sendo o primeiro a ser registrado em Santa Catarina,  por isto leva o numeral numero 1 na manga da camisa."

  Completando quase oito décadas o grupo conta hoje com a participação de cerca de cinqüenta jovens, entre eles 14 lobinhos, 12 escoteiros, 12 sêniors e 12 chefes. A base do escotismo, fundado em 1907 na Inglaterra está sustentada nos fatores espiritual, intelectual, social, afetivo e na formação do caráter.

Cada atividade realizada durante os encontros e reuniões, que acontecem aos sábados tem um objetivo que é sempre revelado no final de cada brincadeira. Os Grupos seguem um código de conduta, a lei dos escoteiros  que são baseadas na boa conduta e na sobrevivência em meio à natureza. Aprendizados e experiências que serão levadas para o resto da vida.

Baden Powel o ícone do escotismo mundial, serviu de inspiração para a fundação do Grupo de Escoteiros Heliodoro Muniz, o segundo movimento escotista de Lages foi criado em 1989. As primeiras reuniões e atividades do grupo aconteciam no pátio do antigo colégio Industrial de Lages, e graças aos esforços da chefia e dos próprios alunos iniciantes o grupo se destacou na região, por sua brilhante conduta, o grupo sobrevive do trabalho voluntário da diretoria e de colaboradores que querem a continuidade do escotismo

“Você não vê nenhum jovem participante de um movimento escoteiro, envolvido em algum tipo de confusão ou brigas, porque eles têm como princípio basilar uma palavra de apenas quatro letras chamada, amor. Amor ao próximo e o amor pela natureza. Precisamos que dentro da grade escolar, seja incluída uma disciplina direcionada aos ensinamentos do escotismo, e para que isso ocorra, vamos lutar juntos”, afirma o legislador Marcius Machado.

Foto: Elisandra Pandini

Texto: Flavia Mota

23 de abr. de 2013

Discurso Chefe Carlos na Câmara Vereadores








O movimento escoteiro surgiu da necessidade de mostrar um caminho à juventude, que se encontrava perdida em tempos pós-guerra. E foi a atenção de um visionário que possibilitou o despertar de uma nova juventude.   
         Durante um século os ideias de Badem Powell vem sendo seguido pelo mundo inteiro, contagiando crianças, adolescentes e adultos. 
         Durante um século aconteceram tantas coisas que é quase impossível enumerar.
Vieram guerras, construiu-se a paz.
Veio a destruição e a reconstrução;
Surgiram novas doenças, encontrou-se muita cura;
As cidades cresceram, as prioridades mudaram.
A tecnologia surpreende com a quantidade e velocidade de novos inventos que surgem a cada dia.
 A capacidade do homem construir e destruir é imensa, depende de sua formação, da orientação de seu caráter. 
Como ser inacabado que somos, o aprendizado e o conhecimento se dá em todo momento.
 O conhecimento adquirido através do movimento escoteiro vem da ação, do companheirismo, do aprender fazendo, da confiança na própria capacidade.
 Podemos medir um século através de anos, de décadas, de acontecimentos, mas, como podemos medir o sentimento, a emoção, o sabor da conquista?
 Como mensurar o sentimento que se sente quando ao acordar de manhã dentro de uma barraca coberta de geada, morrendo de frio, sentir o calor do sol brilhando sobre a brancura que cobre o acampamento e achar que foi perfeito?
 E o que dizer de passar um dia inteiro correndo, organizando, brincando, relutar até o último minuto para dormir e quando isso acontece, ser acordado no meio da noite pela chuva, sair correndo  da barraca, verificar se todos estão protegidos, passar o resto da noite acordado e achar que é exatamente ali que gostaria de estar?
 Não tem preço ouvir na noite o som do canto ao pé da fogueira, o riso solto na brincadeira, o vencer o cansaço, o cumprir uma tarefa, a conquista de um desafio.  

Cada um tem seu tempo, cada um tem sua capacidade.
Atravessar um pequeno riacho pode ter o mesmo sabor de vencer uma cachoeira. O que importa é a vontade de vencer e a coragem de prosseguir.
 O movimento escoteiro é um compromisso, é uma emoção, é um sentimento  vivenciado através da dedicação, do respeito , da confiança no ser humano.
 A prática do escotismo fundamenta-se em: aceitação da lei e da promessa escoteira; o aprender fazendo, na vida em equipe e a prática de atividades progressivas, atraentes e variadas, além do desenvolvimento pessoal com a orientação individual do membro adulto.
 A adesão à promessa e à lei escoteira é o principal elemento do método, é um convite pessoal a cada jovem ou adulto  que  aceita livremente, diante do seu
grupo de companheiros, ser fiel à palavra empenhada e fazer o seu melhor possível para viver de acordo com a Lei.
A Lei escoteira é um instrumento educativo cujos princípios guiam o movimento. Esse compromisso é um ponto de referência em cuja direção se projetará toda a vida de um jovem.
 Através de 100 anos, em cada país, estado, município a continuação do movimento se repete com a cerimônia da promessa escoteira, da qual neste momento, junto com a colaboração de todos os escoteiros presentes, jovem e adultos reassumo o compromisso que um dia fiz como chefe repetindo a nossa promessa: “Prometo pela minha honra, fazer o melhor possível para: cumprir meus deveres para com Deus e minha pátria; Ajudar o próximo em toda e qualquer ocasião; e obedecer à Lei Escoteira”.

A todos, como presidente do grupo escoteiro Lages, agradeço a oportunidade presente e deixo a todos o meu SEMPRE ALERTA.

Nossos agradecimentos aos Vereadores Thiago Oliveira e Marcius Machado, pela homenagem concedida ao Grupo Escoteiro Lages. 

Obrigado Chefe Rose,  por elaborar o discurso.

Chefe Carlos.









Fundador do Grupo Lages o Sr. João Rath presente no Evento.























23 de Abril Dia Mundial do Escotismo




Escotismo um estilo de vida, com práticas de boas ações.

Grupos de escoteiros serão homenageados na Câmara





Grupo de Escoteiros Grupo Escoteiro Lages e o Heliodoro Muniz, receberão a placa comemorativa em homenagem ao “Dia Mundial do Escoteiro”, das mãos dos vereadores Thiago Oliveira e Marcius Machado, autores do projeto de decreto legislativo 005/13, aprovado na sessão deliberativa de terça-feira (16).
A sessão solene será realizada no dia 23 de abril, às 20 horas, no Plenário Nereu Ramos na Câmara de Vereadores.







22 de abr. de 2013

Passeio Ciclístico - GE Lages e Heliodoro



Foi realizado neste sábado (20/04), o segundo passeio ciclístico Semana do Escoteiro com presença de escoteiros, pais e simpatizantes do movimento dos Grupos Escoteiros Heliodoro Muniz e Lages, com certeza foi um grande sucesso. As quinze horas teve inicio o passei que contou com o apoio da Policia Militar durante todo o deslocamento além de um carro de som que divulgava o evento ao som de músicas escoteira. Tivemos a eleição da bicicleta mais enfeitada, este ano a premiação foi até o quinto lugar, sendo que o primeiro lugar ficou empatado entre as duas lobinhas Larissas  do GE Lages e Heliodoro, sendo usado como critério de desempate o traje Escoteiro, desse modo a Larissa do GE Lages ficou com o primeiro Lugar, parabéns a todos que participaram de mais este evento em comemoração a Semana Escoteira.








Álbum Completo



Convite




Dia 23 de Abril comemora-se o dia do Escoteiro, neste dia estaremos sendo homenageados na Câmara de Vereadores de Lages, por ser uma data tão importante para o Escotismo Mundial, convidamos a todos os jovens, ex-escoteiros, familiares e comunidade em geral,  para que a partir da 08:00 Horas estejam todos lá,  para prestigiar mais este evento que faz parte da Semana do Escoteiro.

17 de abr. de 2013

Passeio Ciclístico 20 de Abril - Sábado


Estaremos nos concentrando na Praça Joca Neves as 13:30 Horas com saída as 14:00 Horas, terá premiação para a bicicleta mais enfeitada, não falte leve seu amigo, sua família e venha participar dessa pedalada em comemoração ao dia do escoteiro.

16 de abr. de 2013

Calendário Semana Escoteira




SEMANA ESCOTEIRA 

Grupo Escoteiro Lages 01/SC e Heliodóro Muniz 69/SC






Dia
Horário
Atividade
Chefe Resp.
Observações
17/04
15:30
Entrevista ao Programa Atitude – TV Araucária
Jean e Paulo
- O Programa será gravado na Sofá Show, Av. Duque de Caxias.
- Qq grupo pode mandar representantes para a gravação.
- Vai ao ar dia 21/04 as 22:30hs, e durante a prox.  semana com reprises.
19/04
11:00
Entrevista a Rádio CBN
Jean
- Entrevista ao vivo na rádio CBN
19/04
12:00
Entrevista a TV Araucária
Paulo
- Entrevista ao vivo na TV Araucária – Programa comunidade na TV
19/04
14:00
Entrevista a Rádio Clube
Elisete
- Entrevista ao Vivo na Rádio Clube – Programa Clube interativa
19/04
18:30
Montagem do Campo na Câmara de Vereadores
Paulo/Carlos
- Montaremos uma “vitrine” dos grupos no Hall de entrada da Câmara de vereadores.
- Neste dia precisamos da colaboração da chefia que se dispuser a ajudar a montar.

20/04
14:00
Passeio Ciclístico
Saída na Praça Joca Neves
Todos
- Solicitar aos jovens que venham com as Bikes enfeitadas, pois teremos brindes para a bonita.
22/04 a 26/04
14:00 as 19:00
Divulgação do Escotismo
Paulo/Carlos
- Entre estes dias e horários teremos a vitrine montada no Hall da Câmara de vereadores.
- Precisamos de Chefes ou Jovens que se dispõe a ficar mostrando o que é o escotismo junto a alunos de escolas que irão visitar a exposição.
23/04
19:30
Sessão Solene e Homenagem na Câmara de Vereadores
Ieda/Carlos
- Os Grupos receberão uma homenagem junto a câmara de vereadores.
- Convidem todos os jovens, pais, avós, amigos.

24/04
19:00
Culto Ecumênico – Igreja Nossa senhora das Graças.
Ieda

27/04
8:30
Grande Atividade no Tanque
Todos
Programação vai durar o dia todo e envio a parte.


15 de abr. de 2013

Resultado da Gincana do Amigo

Ramo Escoteiro 


1º Lugar Patrulha Tubarão do Carahá com 3.395 pontos



2º Lugar Patrulha Lobo com 1.790 pontos



3º Lugar Patrulha Taurus com 1.040 pontos




Ramo Sênior 

1º Lugar Patrulha Golfinhos Assassinos com 4.910 pontos






2º Lugar Patrulha Fenix com 2.410 pontos



3º Lugar Patrulha Terena com 1.830 pontos



Parabenizo a todos os que participaram de mais esta Gincana do Amigo, onde o objetivo é mostrar aos jovens que ainda não participam do movimento, uma pequena amostra do que é o ESCOTISMO, onde patrulhas tiveram que trabalhar juntas para poderem realizar o jogo, como foi no caso da ponte em movimento, sendo que todos tinham que fazer a ponte para a patrulha concorrente passar sem dificultar a sua participação no jogo. Fico feliz e orgulhoso de ter Patrulhas como a de vocês em nosso Grupo.



Chefe Carlos


Gincana do Amigo



Sucesso total na Gincana do Amigo, com 39 Participantes distribuídos em 6 patrulhas sendo 03 de Sênior e 03 de escoteiros, a gincana que começou dia 01 de abril com tarefas divulgadas através do Blog do GE Lages, onde teve mais de 2.500 acessos nesses 14 dias de gincana, com uma média de 180 acessos diários teve seu encerramento domingo dia 14 de abril, no acampamento do Amigo. Com participação de 17 amigos no acampamento, a gincana se desenvolveu por bases, onde todas as patrulhas passavam competindo por Ramo Escoteiro ou Sênior. 

No sábado as 14:00 horas saímos da Sede para a Chácara da Battistella, em seguida realizamos nossa cerimonia de abertura onde foram dadas as boas vindas aos amigos e todas as patrulhas foram liberadas para montarem seu  campo de patrulha, isto para dar uma noção aos amigos de como os escoteiros acampam, em seguida começou as competições que foram até as 18:00 hs. Após a janta as patrulhas tiveram um tempo livre para se relacionarem e preparar a esquete para o Fogo de Conselho, este que começou as 09:00 horas, com a belíssima abertura do Chefe Anderson, na sequencia as patrulhas apresentaram suas esquetes com o tema "Amigo". Em seguida fomos para o AVOT, que é seguir um fio preto dentro da mata escura, onde todos terão que deixar seus medos de lado ou enfrentá-los. Assim que todos passaram pelo Avot retornamos para o acampamento onde se deu inicio ao nosso 7º Luau.
No domingo tivemos um amanhecer gelado, mais com um sol maravilhoso, proporcionando belas imagens, após o café da manhã realizamos nossa cerimonia de abertura, em seguida a chefe Rose preparou um belíssimo culto onde todos participaram. Tivemos mais algumas competições e paramos para o almoço, preparado pela Chefia e Pais, após todos desmontarem seus campos, foi realizado a cerimonia de passagem de Ramo de Alguns Lobinhos e Escoteiros, e em seguida nossa cerimonia de encerramento, retornamos a sede as 17:00 horas.

Fica aqui nossos agradecimentos a TRANSUL que fez o transporte de nossos Escoteiros, e a BATTISTELLA por permitir que os escoteiros usassem sua Chácara, que sem esta ajuda não poderíamos realizar este acampamento. 
















































Álbum Completo