|
Bear Grylls |
Bear Grylls se tornou popular por apresentar um programa que ensina técnicas de sobrevivência chamado À prova de tudo ou, em inglês, Man vs. Wild.
Para quem não o conhece, vale a pena assistir um dos episódios de seu programa, onde vemos Grylls em um ambiente hostil nos mostrando algumas maneiras de sobreviver.
Bear Grylls serviu às Forças Especiais Britânicas e foi o alpinista mais jovem deste país a escalar o Everest.
Em 2009, Grylls foi proclamado Escoteiro Chefe da Scout Association (Reino Unido) e, recentemente, concedeu uma entrevista, que pode ser lida abaixo.
O que faz o Escoteiro Chefe?
Simples, estou lá para mostrar aos jovens de todo mundo que o Escotismo é o melhor modo de explorar o mundo, seguir seus sonhos e viver uma aventura. Os jovens me perguntam diariamente como aprender as habilidade que mostro em meu programa de TV e digo: “Torne-se escoteiro”. Meu papel é incentivar, incentivar e incentivar!
A quanto tempo você é Escoteiro Chefe?
Comecei em 2009. O cargo tem a duração de 5 anos.
Bear Grylls é seu nome verdadeiro?
Fui batizado como Edward. Minha irmã me deu o apelido de Bear (Urso) quando eu tinha uma semana e pegou.
O Escotismo continua relevante hoje em dia?
As pessoas reclamam sobre a juventude atual, mas aos jovens faltam oportunidades e não ambições. A vida é feita se agarrando a oportunidades e o escotismo faz a aventura disponível para todos. Os prêmios nem sempre vão para os maiores, melhores ou mais fortes – eles vão para os que perseveram. Estas são lições simples de vida que o escotismo ensina as pessoas.
Por que estão procurando mais voluntários?
Estamos vivendo um crescimento de membros sem precedentes e para suprir a demanda precisamos de de mais adultos e pais para serem voluntarios como chefes. Nós iremos treiná-los e ajudá-los para encaixar o voluntariado nas suas agendas cheias. Frequentemente os adultos aproveitam o Escotismo tanto quanto os jovens.
Semana passada, 2500 jovens estavam no acampamento escoteiro de inverno, o que é isto?
Resume-se a adquirir habilidades para sobreviver a temperaturas abaixo de zero. É impressionante observar tantos jovens desenvolvendo-se e desfrutando de escalada, rappel, quadriciclos e arborismo – isto tudo no gélido Janeiro. Para isto é preciso coração e espírito, ambos fortemente presentes nos Escoteiros.
O que levou você a esta posição?
Quando criança o Escotismo me deu a confiança e companharismo, o que é dificil de se encontrar na vida moderna. As crianças no Reino Unido precisam de um sentimento de participação e de vida em comunidade mais do que nunca. Estou orgulhoso de ser o Escoteiro Chefe no maior movimento de jovens do mundo. É o maior privilégio que já tive – mais do que servir na Força Aérea ou escalar o Evereste.
Como você aplica as lições de vida profissional nesta função?
Meu trabalho é sobre aventura e trabalho em equipe em algumas das mais inóspitas florestas, montanhas e desertos do planeta. Se você não é capaz de cuidar de si mesmo e dos outros, as pessoas morrem. Os princípios do Escotismo são similares; dizem respeito a uma vida empolgante e habilidades ao ar livre, e para isso é necessário o respeito ao próximo, a você mesmo e ao meio ambiente.
Qual o seu tipo de liderança?
Entrar de cabeça, sujar as mãos, rir de mim mesmo e não ter medo de me divertir. E eu odeio reuniões!
|
Príncipe Charles e Grylls |