29 de mai. de 2012

Novo Traje Escoteiro


É o que afirma o Conselho Nacional de Administração (CAN) em sua última ata (nr.68), que pode ser lida na íntegra no site da U.E.B- "Escoteiros do Brasil". estudo para a substituição do traje, realizado pelo SENAI-Modas SP, foi apresentado ao CAN, que aprovou, por unanimidade, a proposta deste novo vestuário.

Além da ata do CAN, recomendo a leitura desteartigo, que é um resumo do que se decidiu para este traje, mesmo sendo publicado dias antes da veiculação da ata.



Cores e cortes.
A ata do CAN apenas faz menção às cores. Porém, o que vem se falando em listas de discussão e cursos de formação é que o novo traje será semelhante ao da BSA – Boy Scouts of America (imagem ao lado), trocando as cores (no Brasil, teríamos a camisa verde e calça cáqui).

Nada contra e, além disso, é mesmo bonito, desde que se deixe a passadeira para os distintivos de patrulha e os cordões, e o tecido seja confortável e seguro; e que, finalmente, tenhamos um uniforme com corte feminino(este último já confirmado).

Estudos feitos
O estudo que o Senai realizou para a inclusão deste novo traje é regido pelos seguintes números:

a) Pesquisa oculta (visita a Grupos Escoteiros de São Paulo, realizada por técnicos do SENAI);
b) pesquisa consultando os escoteiros (abrangência da pesquisa foi de 4.300 entrevistados(as) escoteiros(as) no território nacional); o estudo debenchmarking realizado com as associações nacionais de outros países (estudados 22 países).

Traje Oficial
O novo traje terá uma etiqueta e poderá ser adquirido somente em uma loja escoteira (não se sabe se somente na nacional ou, também, na regional). Inclusive, na ata do CAN se fala sobre os problemas de logística que vem enfrentando a instituição no que se refere à distribuição de uniformes, e que estariam “realizando investimentos para melhorar” – não diz quais.

O azul mescla, lembremos, foi uma alternativa econômica ao uniforme cáqui. Esperemos que este novo traje seja competitivo quanto ao seu valor.

Fonte Café Mateiro.

Um comentário:

  1. Até agora não souberam me falar que tecido e este obrigado pela atenção

    ResponderExcluir

SAPS!