11 de jun. de 2017

GE Lages participa em Mutirão de Ecologia Nacional


 “Escotismo e desenvolvimento sustentável” é o tema das atividades do 26º Muteco (MUTIRÃO NACIONAL ESCOTEIRO DE AÇÃO ECOLÓGICA) neste ano, que começou dia 3 de junho e vai até dia 03 de julho de 2017. A proposta é incentivar os escoteiros a observarem as variedade de vidas que nos cercam, reconhecer como a ação humana interfere no meio ambiente e compreender qual seu papel para diminuir os impactos e auxiliar na recuperação da natureza. O grupo Escoteiro Lages 01 /SC, durante este mês de Junho, vai desenvolver e participar de várias atividades relacionadas ao Meio Ambiente.
 A preocupação com a preservação ambiental e combate ao desperdício, fizeram com que os chefes Escoteiros, entrassem em contato com professores de  Ciências e Biologia: 
Uma delas, Eva Leontina de Jesus, mãe de um Escoteiro; Eliana Aparecida dos Santos e Juliana Schimidt Ferreira, antiga escoteira, lembrando que uma vez escoteiro, sempre é escoteiro, as quais, prontamente atenderam as solicitações feitas pelo chefia do GE Lages, e durante a tarde de sábado,10 , proferiram palestras e explicaram à tropa o que é uma Compostagem.
 Anteriormente foi pedido a todos que trouxessem material orgânico e garrafas pet’s. Depois de aula teórica, foi ensinado a todos a questão prática de como realizar a compostagem orgânica. No prazo de 30 dias cada escoteiro terá que fazer um relatório sobre o trabalho que está sendo realizado em sua residência, até que o lixo orgânico esteja apto para ser utilizado.

Na verdade, essa conscientização e aprendizado, foi de grande valia, já que alguns escoteiros nunca tinha se envolvido na prática com a questão orgânica de uma compostagem, já que poucos tinham conhecimento sobre essa atividade na vida ambiental.

Distribuição

No próximo sábado, dia 17, a tropa será levada às encostas do bairro Morro Grande, nas proximidades da Escadaria Frei Silvério, onde serão plantadas mudas de árvores frutíferas e nativas, doadas pela Baesa através da Polícia Militar Ambiental, com a participação do Major PM Pimentel. Vale lembrar que, com as recentes chuvas caídas no município aconteceram muitos desmoronamentos, principalmente nas encostas do morro, onde serão plantadas as mudas. Em contato com moradores, foram solicitadas que mantivessem os cuidados com as plantações feitas pelos escoteiros, quando passaram as informações de que, adultos é que roubam as mudas e não os moradores, nem as crianças daquele local. Espera-se que realmente o cuidado devido, para que, no próximo ano, quando os escoteiros voltarão a realizar novas atividades possam encontrar as mudinhas plantadas hoje, já estejam transformadas em verdadeiras árvores, protegendo as encostas e a vegetação.

Por outro lado, a secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, através do titular da Pasta, Euclides Mecabô, o popular “Tcha´-tchá”. Prometeu enviar técnicos e especialistas da área florestal para que visitem o local onde serão plantadas as mudas, observando quais são as espécies que podem e devem ser plantadas, podendo, inclusive, serem até substituídas por outras, se for o caso.










Nenhum comentário:

Postar um comentário

SAPS!