11 de mai. de 2010

* História Grupo Escoteiro Lages 01/SC

      A história escoteira de Lages e do Grupo Escoteiro Lages 01/SC, começa na  década de 30 no antigo Ginásio Diocesano (Hoje Colégio Bom Jesus) com o Professor Amir Saturnino de Brito que havia formado um grupo de escoteiros com alunos daquele Ginásio. O grupo se manteve em atividade por três anos até que por desentendimento político entre o professor Amir e o Diretor do Colégio, Reverendo Padre Luiz Gonzaga Adams, não permitiu mais as reuniões no Colégio.
     Houve a formação paralela, fora  do colégio, pelo Professor Amir, de um grupo da Juventude Integralista Brasileira, com conotação política, que desfigurou o movimento inicial, provocando a discordância do Padre Luiz e a consequente extinção do Grupo do Diocesano.


Frente ao Ginásio Diocesano
Ginásio Diocesano
Nessa época o fundador do Grupo Escoteiro Lages, o Sr. João Rath estava estudando no colégio, mas como era muito jovem não podia participar, mas segundo ele ficou muito empolgando com o movimento. Mais tarde João Rath foi estudar em Porto Alegre/RS onde participou por algum tempo de um Grupo Escoteiro do Mar, (Aqui a origem do lenço Escoteiro Lages 01/SC ser da cor Azul e Branco). Retornando de Porto Alegre/RS para Lages/SC, já com seus 15 anos de idade João Rath, foi informado que o Grupo Escoteiro que existia no Colégio Diocesano tinha fechado. Diante disso ele pensou logo em abrir outro grupo escoteiro em Lages, Então João Rath em Janeiro de 1940 convidou um grupo de amigos para organizar uma patrulha escoteira, recebendo de imediato, a adesão de Sebastião Atahyde, Darcy Schmauch, Rubião Waltrick, Heliodoro Muniz e Aldo Neves Burger. João Rath pegou um manual de Escotismo que trouxe de Porto Alegre/RS e foi  procurar ajuda no 2º Batalhão Rodoviário, sendo acertado que o Sub-tenente Alberto Varassim assumiria a direção do Grupo Tupi, pois ele não tinha idade suficiente para abrir o Grupo, sendo prontamente atendido, Nascia assim em 15 de Março de 1940 a Tropa Tupi que depois passou a se chamar Grupo Escoteiro Tupi e hoje é o Grupo Escoteiro Lages 01/SC. Ficando o jovem João Rath como instrutor da matéria escoteira e atividades gerais de sede e de campo, o jovem Aldo Neves Burguer tomou a si a tarefa de organizar e instruir a alcatéia de lobinhos. Tornou-se o nosso primeiro AKELÁ.
     Em Novembro de 1940, visitando São Joaquim com sua caravana de Teatro Amador do Colégio Diocesano, do qual João Rath era aluno, teve contato com o Chefe Teófilo Mattos, que a tempos dirigia um grupo escoteiro muito atuante naquela cidade. Foi então conseguida a filiação de nosso Grupo Tupi àquela associação, o que nos deu existência legal perante ao Movimento escoteiro do País (U.E.B).
    Já em 1941, desde o começo do ano houve um forte incremento no Grupo, chegando á formação de uma tropa completa com 32 escoteiros e o inicio de uma alcateia de Lobinhos, com uma matilha de 05 meninos.
   Nesse período até fins de 1941 as reuniões eram feitas na residência de João Rath. Com o ingresso no grupo, de Alaor Freitas como lobinho, este conseguiu de seu pai, Sr. Estevão Freitas, um pavilhão com cerca de 30 m2 situado em um servidão entre a Praça Vidal Ramos e a rua Martinho Nerbass.
   Este pavilhão serviu como sede para o grupo até fins de 1945, quando João Rath foi convocado para o serviço militar, ficando o movimento sob a orientação de Aldo Neves Burger. A partir de então houve um processo de esvaziamento do grupo, inicialmente por ter o Sr. Estevão Freitas precisado do pavilhão da sede e posteriormente pela necessidade de os escoteiros iniciantes do movimento atingirem a idade de trabalhar, namorar e até casar.
   Em fins de 1947, conforme relata Sebastião Atayde, ele e Aldo Neves Burger entram em contato com João Rath para propor a reorganização do grupo. Publicado um edital na imprensa e rádios, houve uma grande procura de jovens interessados em ingressar no escotismo. 
   Entre os auxiliares voluntários que se apresentaram para a nova fase do movimento Escoteiro em Lages, além de João Rath, Sebastião Athayde, Aldo Burger, estavam Heliodoro Muniz, Carlos rebello, Jonas Ramos Martins, Pedro Mello. Entre esses antigos escoteiros, merece um destaque especial o então pioneiro, Heliodoro Muniz. Ele, que nos primeiros cinco anos de escotismo em Lages, mal pudera participar das reuniões e atividades de campo, em virtude dos encargos que lhe eram atribuídos no Colégio Diocesano, de onde era zeloso funcionário, agora, já com maior liberdade de ação, lançou-se ao trabalho escoteiro com alma e coração. Fez de sua vida um apostolado do Escotismo, sacrificando inclusive bens materiais, em benefício da Associação dos Escoteiros Lages que fundou para salvaguardar o patrimônio da entidade. Quando pela morte da mãe, herdou uma pequena propriedade, vendeu sua parte e aplicou todos os recursos conseguidos na compra de terreno e construção da sede á rua Osvaldo Cruz com frente também para a avenida Belisário Ramos.
    A partir de 1948, o Movimento Escoteiro de Lages teve Heliodoro Muniz como seu incansável lutador pela boa causa escoteira. Além das atividades de direção e instrução do grupo, cuidava com todo zelo de todo o patrimônio ao mesmo tempo que mantinha registro caprichoso de todas as atividades escoteiras,  em seu livro de recordações e também fotográfico que se encontram na sede do grupo (graças ao ex-escoteiro Fabio Guedes que recuperou esta documentação e devolveu ao grupo), João Rath retorna em 1948 e comanda o Grupo até o começo de 1949 e então afasta-se definitivamente, os demais chefes também se afastam até que a partir de 1950 o Chefe Heliodoro assume o Grupo Escoteiro Lages e mantém-se a frente até sua morte em 1980.

Com a saída de alguns integrantes do Grupo Escoteiro Lages em 1988 forma-se o Grupo Escoteiro Heliodoro Muniz 69/SC, assim a cidade de Lages passa a contar com dois Grupos Escoteiros para melhor servir a sociedade.

Alguns nomes de pessoas e instituições que são de nosso respeito e gratidão:
   Na gestão do Sr. Vidal Ramos Júnior nos foi doado um terreno às margens do Rio Caveiras, para a nossa casa de campo. prazo para a obra ser construída era de três anos, caso não houvesse início de obras em tempo hábil o terreno reverteria para o patrimônio municipal. Foi então que atendendo nosso apelo, o Rotary Clube de Lages, sob a orientação do rotariano Carlos Macedo, empreitou e concluiu a construção da sede de campo.
   Cidadão Estevão Freitas, que nos cedeu por quase cinco anos um pavilhão para funcionamento do grupo Tupi, justamente nos primórdios do grupo, quando mais precisávamos. 
   Os proprietários de terrenos que eram cedidos para atividades de campo, entre os quais lembramos de Elizário Prudente, José Prudente, José ramos, José Olimpio, Paulo Heiden, Dr. Walmor Ribeiro, Dr, Afonso Ribeiro Neto (Al Neto), Edmundo de Castro Arruda, Afonso Ribeiro, Dr. Elizário Camargo Branco , Seminário Diocesano, Comunidade Franciscana, Irmãs de Divina Providência, Sub-tenente Alberto Varassin, Padre Ludovico Kuck, que por anos seguidos prestou assistencia religiosa ao grupo, participando de todas as atividades, inclusive as de campo.

(Texto retirado de Anotações para um histórico do escotismo em Lages escrito pelo Sr. João Rath, em 20 de Abril de 1990).


Registro do escotismo em Lages.

1918 - foi criado um grupo escoteiro que funcionou conjuntamente com "Tiro de Gerra", organização para-militar para a formação de Reservas do Exercito. Durou menos de um ano.
1931 - o Pastor e Professor Francisco de Paula Vieira,da Igreja Evangélica, iniciou a formação de um grupo junto a Escola Paroquial, que funcionava na Praça João Ribeiro, esquina da Rua Frei Rogério. Foram iniciados então, entre outros, os Sr. Luiz Cândido Schmidt e o Sr. Nelson Nerbas.
1932 - Professor Amir Saturnino de Brito forma um grupo de escoteiro com alunos do Ginásio Diocesano. O grupo se manteve em atividade por três anos até que por desentendimento político entre o professor Amir e o Diretor do Colégio, Reverendo Padre Luiz Gonzaga Adams, decide-se pelo fechamento do grupo.  
1939 - o Grupo Escolar Vida Ramos, iniciou a formação de um grupo escoteiro, sob a direção do antigo Escoteiro do Diocesano, já então Professor Homero Ramos. Antes porém de entrar em atividade efetiva, o grupo foi dissolvido por motivo de transferência do Professor Homero para a direção de um Colégio no meio oeste do Estado. 
1940 - em Janeiro de 1940 João Rath convida um grupo de amigos para organizar uma patrulha escoteira, recebendo de imediato, a adesão de Sebastião Atahyde, Darcy Schmauch, Rubião Waltrick, Heliodoro Muniz e Aldo Neves Burger, então nasce o Grupo Tupi (hoje Grupo escoteiro Lages).
1988 - no segundo semestre de 1988, João da Silva, Adilson Bardt, Juarez Cervi Furtado, Marco Tondello e Fábio Guedes decidem criar uma nova unidade escoteira na cidade de Lages, o Grupo Escoteiro Helidoro Muniz.








Lembranças do Escotismo em Lages


Década de 1930

Em Frente ao Colégio Diocesano
















Frente ao Ginásio Diocesano
Catedral de Lages 1932
Colégio Diocesano 1932




_______________________________________________________________________

Lembranças do Grupo Escoteiro Lages


Década de 1940

Desfile em Lages 1948
Excursão Escola Agrícola 18/041948




Fazenda Dr. Elizário Camargo Branco 1948
Fazenda Dr. Elizário Camargo Branco 1948



_______________________________________________________________________




Década de 1950
                                                                        
Ponte Rio Caveiras 1950
_______________________________________________________________________


2º Acampamento Regional dos Escoteiros do Paraná  
Curitiba/PR  - 1953


2º Acampamento Regional
Escoteiros do Paraná 1953

2º Acampamento Regional
Escoteiros do Paraná 1953
_______________________________________________________________________

Acampamento Internacional de Patrulhas de 27 /07 a 03 08/ 1954
Interlagos São Paulo/SP





Os que foram ao A.I.P.
São Paulo 27 /07 a 03 08/ 1954

Os que foram ao A.I.P.
São Paulo 27 /07 a 03 08/ 1954


Patrulha Leão





Acampamento Internacional de Patrulhas
São Paulo 27 /07 a 03 08/ 1954

Acampamento Internacional de Patrulhas
São Paulo 27 /07 a 03 08/ 1954
_______________________________________________________________________

Visita Governador Jorge Lacerda a Sede Escoteiros Lages em frente a Santa Cruz













_______________________________________________________________________

2º Acampamento Regional de Santa Catarina de 11 a 18/02/1958
Lages/SC





2º Acampamento Regional de Escoteiros
Realizado em Lages de 11 a 18/02/58
2º Acampamento Regional de Escoteiros
Realizado em Lages de 11 a 18/02/58










_______________________________________________________________________

5º Curso da Madeira 06/1958
Porto Alegre/RS 



5ª Curso da Madeira


Patrulha Pombo
Patrulha Corvos











Patrulha Coruja


_______________________________________________________________________


3º Acampamento regional de Santa Catarina de 08 a 14/01/1959
Florianópolis/SC 














Desfile de Abertura - Florianópolis
Escoteiros GE Lages






Abertura Acampamento


Vista Sub Campo 2


















_______________________________________________________________________


5º AJURI Regional do Rio Grande do Sul de 14 a 22/02/1959
Porto Alegre/RS   -   Parque Saint Hilaire














_______________________________________________________________________

Acampamento em Curitibanos/SC em 28 e 29/06/59












_______________________________________________________________________


2º Acampamento do VI Distrito de 04 a 09/07/1959  
São Francisco do Sul /SC













_______________________________________________________________________

Década de 1960

7º Acampamento Regional do Paraná de 08 a 13/01/1960
Curitiba/PR 























_______________________________________________________________________

























Desfile 1962
Desfile 1962




















_______________________________________________________________________


VI Acampamento Internacional de Patrulhas de 15 a 23/01/1963 
Porto Alegre/RS






Vista do Acampamento Sub-Campo 8


Presidente Agostinho Bet e Familia
Visitando Acampamento
Patrulha Aguia 20/01/1963












Chefe Heliodoro Muniz Hasteando 
Bandeira de Santa Catarina
Descansando na barraca Luiz Alberto Zago
 e João R.S.Marquetti


Patrulha Galo








Patrulha de Rio do Sul/SC
Patrulha Aguia

_______________________________________________________________________

IV Acampamento Regional de Santa Catarina de 23 a 29/01/64
Videira/SC 









Desfile de Abertura
Abertura


















Patrulhas Galo, águia e Falcão
_______________________________________________________________________

Diretoria Executiva em 18/01/1964



Presidente:   Agostinho Bet
Tesoureiro:  Jacy Francisco Zago
Secretário:   Raul dos Santos Fernandes

____________________________________________________________________

1º Jambore Panamericano de 17 a 25/07/65
 Rio de Janeiro/RJ

Vista do Campo

Vista do Campo


_______________________________________________________________________

5º Acampamento Regional de Santa Catarina de 12 a 18/01/1966
Tubarão/SC 



Escoteiros do Lages Desfilando

Visita  do Presidente Augustinho  Bet
Patrulha Galo
Abertura
_______________________________________________________________________

Acampamento Escoteiro Comemorativo ao Bi-Centenário da Fundação de Lages
12 a 20/07/1966 
Lages/SC







_______________________________________________________________________

Visita Presidente da República Castelo Branco 12/11/1966
Lages/SC


_______________________________________________________________________

6º Acampamento Regional Patrulhas de 08 a 15/01/68
Blumenau/SC







_______________________________________________________________________



Década de 1970

Acampamento Pedras Brancas 22/11/1970
Acampamento Pedras Brancas 22/11/1970


Visita Prefeirtura com o Prefeito Dr. juarez Furtado
23/04/1974
No Restaurante da Rodoviária de Lages
Aniversário do sr. Prefeito Juarez Furtado e
Dirceu Carneiro - 02/04/1975

Camara de Vereadores de Lages
Entrega do Diploma de Honra ao Merito
Entregue por Frei Hunberto Weil
03/06/1975

Promessa Escoteira 03/04/1975
Rubens, Ronei, Moacir, Amauri, Marlon, Gilson,
Antonio, João e Julio.











Fernando Luiz Pocai  (2 da direita)
18/04/1975
Que fez sua promessa escoteira em 15/11/1974

_______________________________________________________________________


Década de 1980



















_______________________________________________________________________


Chefe Heliodoro Muniz




Data de Nascimento: 22/04/1923
Promessa Escoteira:  23/04/1940



Setembro de 1978




      Não tive o prazer de conhece-lo, pois quando comecei minha vida escoteira você ja havia partido para o grande acampamento, mas ao longo destes 07 anos como chefe escoteiro do GE Lages, fui percebendo o quanto você foi importante para este Grupo e porque não para o escotismo Nacional. 
Fazendo este levantamento sobre a história do GE Lages, e lendo o livro de recordações onde centenas de pessoas deixaram registrado todo seu carinho e apresso pela sua pessoa, fica evidente que ser chefe escoteiro hoje é sem duvida nenhuma uma grande oportunidade de ser Feliz.









Chefe Carlos.

02/05/2011.

































3 comentários:

  1. OI PESSOAL E A CHEFE ALESSANDRA DO GRUPO MAFEKING. AGORA SEI MAIS UM POUCO DA LINDA HISTORIA DO GRUPO LAGES.PARABÉNS A TODOS UM FORTE ABRACO SAPS.

    ResponderExcluir
  2. Legal ver estas fotos, boas lembranças, aprendi muito como Escoteiro.
    Fui escoteiro na década de 80, Chefe Juarez e Chefe João, quando se dividiram eu e outros colegas saímos do grupo por consideração ao Ch João, que depois acho que abriu outro grupo. Abs, Alvaro

    ResponderExcluir
  3. Chefe Carlos, parabéns pelo resgate histórico com as fotos e a cronologia.
    Fui escoteiro entre 1974 e 1979 (quando mudei-me para Florianópolis), Conheci o Chefe Heliodoro e fiz muitos amigos. Um deles, Alcides de Ataíde, mantenho contato até hoje.
    Foi muito bom rever as fotos. Uma delas compartilhei no meu facebook, com os devidos créditos.
    Parabéns.
    Abraços.
    Alceu de Oliveira Pinto Junior

    ResponderExcluir

SAPS!