Progressão
pessoal
Progredir é seguir em frente, ultrapassar obstáculos, desafiar seus
limites com inteligência, persistência, segurança e ousadia, é crescer,
aprender... A nossa “Progressão Pessoal” é o caminho escolhido para seguir
sempre em frente.
Período
Introdutório
Quando você entra na Tropa Sênior/Guia o primeiro passo da sua
progressão pessoal é o Período Introdutório, no qual você irá conquistar um
conjunto de itens que irão permitir a sua integração de forma mais rápida e eficiente.
Os requisitos para conquistar o período introdutório são:
Conhecer a estrutura da Tropa Sênior;
Conhecer os membros da sua Patrulha e os seus encargos;
Entender e usar o lema do Escoteiro, o sinal, a saudação e o aperto de
mão;
Reconhecer os sinais manuais e apitos de comandos;
Saber o grito da sua patrulha e conhecer o seu significado;
Conhecer o uniforme/traje escoteiro e o significado dos seusdistintivos;
Conhecer o sistema de progressão do Ramo Sênior;
Saber como hastear e arriar a Bandeira Nacional;
Conhecer os aspectos mais importantes da história do Escotismo e do seu
Fundador;
Conhecer a Lei e Promessa Escoteira.
Ao finalizar o período introdutório se realizará uma Cerimônia de Integração
e você irá conquistar o seu primeiro distintivo.
As etapas de progessão pessoal
do Ramo Sênior são:
ESCALADA
Lema: “Busco novos desafios, explorando meus limites”.
O termo Escalada simboliza o início desafiante e atraente,
que caracteriza a primeira etapa de progressão do ramo Sênior. Após uma longa
travessia nada melhor do que encarar uma desafiante escala pelos desafios do
ramo Sênior.
CONQUISTA
Lema: “Superando os desafios, conquisto meu espaço”.
Nesta etapa, através de atividades desafiadoras, possibilitamos ao jovem conhecer-se melhor, aceitar e aprimorar suas características pessoais, auxiliando na conquista de sua identidade.
AZIMUTE
Lema: “Consciente, traço meu próprio destino”.
Nesta etapa, superando desafios ainda maiores, o jovem ganha
mais experiências e é capaz de traçar seu próprio caminho, estabelecendo metas
de onde quer chegar no futuro.
O Período Introdutório termina com uma CERIMÔNIA DE INTEGRAÇÃO e a
conquista do seu primeiro distintivo de progressão,além do lenço do Grupo
Escoteiro.
A entrega do lenço não ocorrerá se você veio da Tropa Escoteira,
porque seguramente você já o recebeu durante sua permanência nela.
Cerimônia de Integração é quando o jovem entra no Grupo, ele passa por um período de adaptação, chamado período Introdutório. Ao final dele, ele será recebido no Grupo, fazendo parte da família Escoteria do GE Lages. Para isso, ele passa pela cerimônia de Integração, que é quando ele recebe o lenço do Grupo e o primeiro distintivo de Progressão (Ramo Lobinho e Escoteiro e Sênior).
Cerimônia de Integração é quando o jovem entra no Grupo, ele passa por um período de adaptação, chamado período Introdutório. Ao final dele, ele será recebido no Grupo, fazendo parte da família Escoteria do GE Lages. Para isso, ele passa pela cerimônia de Integração, que é quando ele recebe o lenço do Grupo e o primeiro distintivo de Progressão (Ramo Lobinho e Escoteiro e Sênior).
Como já mencionamos,
depois do “Período Introdutório” você terá um distintivo de progressão. Você
deve conversar com o seu Chefe para saber qual será este distintivo. Para
continuar conquistando-os, você terá um conjunto de 75 atividades para realizar em 06 áreas de desenvolvimento, preste atenção às seguintes orientações:
Se tiver
recebido o distintivo de Escalada e quiser receber o distintivo de Conquista deverá
realizar 1/3 das atividades oferecidas, ou seja, 25 atividades.
Se tiver
recebido o distintivo de Conquista e quiser receber o distintivo de Azimute deverá
realizar outro terço das atividades oferecidas, ou mais 25 atividades.
E antes que
esteja pronto para fazer sua transição para o Ramo Pioneiro, que tal conquistar
o Distintivo de Escoteiro da Pátria, completando a totalidade das atividades? Além
das etapas, você também tem a oportunidade de conquistar outros distintivos como
as especialidades, a insígnia do meio ambiente, insígnia de modalidade e o Escoteiro
da Pátria. Se quiser saber mais sobre a Progressão Pessoal recomendamos que você
consulte o “Guia do Desafio Sênior”
DESENVOLVIMENTO FÍSICO
1- Conhecer os limites normais de pressão arterial,
pulso e temperatura e saber como podem mudar devido a doença ou lesão.
Conhecer 3 pontos de verificação de pulsação e saber quando utilizar cada um.
2- Saber identificar a existência de fraturas (internas e externas),
entorses e luxações, conhecendo seus tratamentos e socorro de urgência.
3- Conhecer os sintomas e tratamento de urgência de: estado de choque,
traumatismo craniano e hemorragia (interna e externa).
4- Conhecer os principais sintomas e tratamento de urgência para:
picadas de animais venenosos, envenenamentos e queimaduras de todos os graus.
5- Explicar como agir e como evitar casos de insolação, hipotermia e
queimaduras e as medidas de primeiros socorros para cada situação.
6- Compreender a importância de se manter. imóvel uma pessoa suspeita
de fratura na coluna vertebral, bacia e costelas. Saber aplicar controle cervical
e imobilização alternativa e conhecer meios de transporte improvisados e de
urgência para acidentados em trilhas.
7- Compreender a importância de reconhecer e tratar rapidamente uma
parada cardiorespiratória sabendo aplicar corretamente as técnicas de reanimação
cardiopulmonar (RCP).
8- Pesquisar e apresentar o resultado do trabalho à Seção, sobre um dos
temas a seguir:
a) Anorexia Nervosa,
b) Perigos do uso de anabolizantes,
c) Álcool e direção.
9- Identificar as doenças sexualmente transmissíveis (DST) comuns e
respectivas formas de prevenção. Ser capaz de identificar comportamentos de
risco e de tomar as devidas ações preventivas.
10- Identificar 3 drogas (dentre
as quais uma estimulante, uma depressora e uma psicotrópica) e explicar seus
efeitos no organismo e os riscos associados.
11- Organizar o material de primeiros socorros da patrulha para cada
tipo de atividade por pelo menos 1 mês.
12- Conhecer o material individual necessário para diferentes típos de
excursões, de cordo com o programa de atividade (acampamento, acantonamento,
volante, fixa, etc) sabendo arrumá-lo na mochila.
13- Selecionar corretamente o material de campo para um acampamento de
patrulha ou Seção.
14- Demonstrar conhecer as regras de segurança no manuseio de facões e
machadinhas, tomando cuidados para a manutenção e conservação das ferramentas
da patrulha.
15- Construir com demais membros da Seção uma fogueira para o Fogo de
Conselho, respeitando as regras de segurança na montagem e desmontagem da
fogueira, bem como às normas do local.
16- Manter em conjunto com a patrulha o canto de patrulha limpo e
organizando, colaborando também com a limpeza e organização da sede.
17- Elaborar e executar um cardápio para a patrulha17.em um acampamento
de 3 dias.
18- Elaborar a lista de compras e um cardápio individual, corretamente
equilibrado em quantidade, variedade e valores nutricionais para um bivaque ou
um acampamento volante de 2 dias devidamente balanceado e adequado ao clima e à
conservação dos gêneros.
19- Cozinhar à lenha ao ar livre, sem o uso de utensílios (cozinha
mateira) pelo menos 3 pratos e 1 sobremesa.
20- Planejar um calendário mensal pessoal, distribuindo o tempo entre
os estudos, obrigações familiares e sociais, escotismo e lazer.
21- Incorporar ao cotidiano a prática de um esporte ou atividades
físicas regulares.
22- Fazer e saber utilizar as seguintes amarras: quadrada, paralela, diagonal
e tripé na construção de pioneirias e engenhocas.
23- Fazer e saber utilizar os seguintes nós: volta redonda, pescador,
oito, correr, balso pelo seio, catau, volta do salteador, nó de andaime, boca
de lobo e volta do enfardador.
24- Confeccionar sozinho uma das seguintes pioneirias:
a) lixeira com tampa e pedal;
b) pórtico
c) canto de lenhador; ou
d) intendência suspensa
25- Planejar na cidade com sua patrulha e executar no acampamento a
montagem do campo de patrulha, com as seguintes pioneiras básicas: toldo, mesa
com bancos , dispensa e canto do lenhador com porta ferramentas; observando a correta
disposição de barracas e pioneiras, considerando fatores como tipo e a
inclinação do terreno, vento, rios, árvores e demais fatores do local.
26- Planejar e executar a construção de uma das seguintes pioneiras:
a) barraca suspensa ou
b) torre de observação com capacidade para 4 pessoas
27- Mostrar conhecimento sobre os processos de ancoragem e estiramento
de cabos
28- Participar de um acampamento volante (ou travessia) que tenha pelo
menos 12 km.
29- Percorrer uma trilha previamente delimitada de pelo menos 2 km,
calculando as distâncias e azimutes entre os pontos demarcados.
30- Conseguir se orientar utilizando uma carta e uma bússola ao mesmo
tempo, sabendo escolher a melhor rota na carta topográfica, calculando
distâncias,reconhecendo a direção do curso de um rio, cumes e depressões do
terreno e as principais convenções topográficas.
31- Saber utilizar recursos/métodos naturais para sua orientação no
campo.
32- Participar (com outro membro de sua Seção ) de uma jornada de pelo
menos 15 km a pé ou de embarcação, ou ainda 30 km de bicicleta, acampando e
preparando suas refeições durante o trajeto e fazendo o Percurso de Gilwell de
no mínimo 5 km. Cumprir pelo menos 4 tarefas dentre as relacionadas abaixo,
sendo uma das tarefas indicada pelo escotista e apresentando no final um
relatório de toda a jornada, fazendo um esboço do percurso realizado, com base
nos dados coletados. Tarefas sugeridas:
a)Estudo da fauna e flora;
b) Estudo dos recursos minerais;
c) Meios de transporte;
d) Educação;
e) População (aspectos históricos e culturais);
f) Turismo;
g) Recreação e lazer;
h) Saúde;
i) Comércio;
j) Agronomia;
k) Indústria;
l) Impactos Ambientais
provocados pelo Homem
DESENVOLVIMENTO INTELECTUAL
33- Manter (sozinho ou com sua patrulha) um informativo escoteiro
durante 3 meses, com atualizações semanais, expondo também as principais
notícias da semana colhidas em diversos meios de comunicação, junto com uma
visão crítica de cada uma delas. O informativo poderá ser impresso, um jornal
mural na sede ou um blog pela internet.
34- Participar ativamente do planejamento e organização de uma
atividade de patrulha ou Seção, sendo posteriormente bem avaliado pelos companheiros
e pela chefia.
35- Escolher uma das seguintes opções:
a) Conquistar 3 especialidades de nível 2, em 3 dos ramos de
conhecimento a seguir: Cultura,Desportos,
Serviços e Ciência e Tecnologia; OU
b) Comparar pelo menos 4 opções profissionais, indicando vantagens e
desvantagens de cada uma, identificando as decisões que terá de tomar ao longo
dos seus estudos e que irão influenciar a escolha de sua profissão.
36- Escolher um tema de seu interesse e criar uma obra a partir dele,
tal como uma escultura, pintura, esquete, canção, poesia, dentre outras à sua
escolha ou ainda criar uma campanha de divulgação para a seção.
37- Participar ativamente de uma mesa redonda, debate ou estudo de caso
com membros da sua Seção sobre um tema escolhido dentre vários apresentados
pela chefia. Tais como:
«Os perigosda idolatria»,
«A violência entre as torcidas organizadas»,
«Os conflitos entre as diferentes«tribos urbanas»: emos, punks,
rockeiros, pitboys, etc.»
38- Escolher uma descoberta científica e explicar como esta contribui
(ou pode vir a contribuir)para melhorar o mundo.
DESENVOLVIMENTO DO CARÁTER
39- Exemplicar o significado que atribui à Lei e Promessa Escoteiras e
os valores nelas contidos, identificando decisões e comportamentos pessoais
deles decorrentes e como tenta aplicá-los no dia a dia, numa conversa com um
dos escotistas da Seção.
40- Redigir o seu próprio Compromisso Sênior,40.discutindo-o com um dos
escotistas da Seção.Este compromisso deverá ser validado pela Corte de Honra.
41- Fazer uma auto-avaliação, indicando os seus progressos desde o
Compromisso Sênior realizado e os pontos que possui mais dificuldades.
42- Definir as metas de sua progressão na Tropa Sênior/Guia,
estabelecendo prazos para concluir as etapas e as especialidades que pretende conquistar.
A cada etapa concluída, estas metas deverão ser revisadas.
43- Participar, com empenho e sem distinção, dos vários tipos de
atividade da Seção por pelo menos 6 meses, procurando sempre justificar
previamente ao monitor ou escotista as suas ausências.
44- Criar um filme, uma peça de teatro, uma poesia, um texto literário
ou uma charge que expressem sua visão otimista de encarar o mundo.
45- Descrever a importância do correto funcionamento dos Conselhos de
Patrulha, Tropa e Corte de Honra.
46- Assumir e desempenhar plenamente seus encargos na patrulha durante
os últimos 3 meses, sendo bem avaliado pelos seus companheiros.
DESENVOLVIMENTO AFETIVO
47- Conhecer os procedimentos básicos para minorar a situação em caso
de acidentes, mantendo a calma e o controle da situação.
48- Participar de jogos escoteiros ou competições esportivas,
respeitando as regras e aceitando resultados negativos.
49- Participar de atividades aventureiras, respeitando as regras de
segurança, buscando superar seus medos.
50- Participar ativamente dos debates e processos decisórios realizados
na Seção, expondo as suas opinões e respeitando as opiniões alheias.
51- Identificar as principais organizações sociais e de serviço
comunitário de sua cidade com as quais possa colaborar.
52- Participar ativamente das campanhas de serviço e de desenvolvimento
comunitário organizadas pelo seu Grupo Escoteiro, pelo Distrito ou pela Região.
53- Participar ativamente de pelo menos 1 atividade de cunho
comunitário desenvolvida pela sua patrulha.
54- Organizar sozinho ou em conjunto com a patrulha, uma reunião
social, com jovens de ambos os sexos.
55- Assumir responsabilidades em casa, contribuindo assim com o aumento
da confiança por parte de seus pais.
56- Organizar um debate com sua patrulha ou seção sobre um dos
seguintes itens:
infidelidade, ciúmes, ficar ou namorar: eis aquestão, relacionamentos
emocionalmente desequilibrados.
DESENVOLVIMENTO SOCIAL
57- Escolha uma das seguintes atividades abaixo:
a) Identificar e discutir com sua patrulha as manifestações mais
evidentes de «Bullying» que observa na escola, bairro, família e dentro do movimento
escoteiro. OU
b) Assistir e debater com sua patrulha um filme ou peça teatral que
proporcione a discussão a respeito dos direitos individuais e coletivos.
58- Acolher as decisões de seus pais/responsáveis, manifestando
respeitosamente seus pontos de vista em contrário.
59- Participar ativamente e de forma respeitosa das discussões e
decisões dos Conselhos de Patrulha,de Tropa e das eleição de monitores.
60- Participar de forma respeitosa e contributiva de pelo menos 1 das
seguintes atividades realizadasna sua Seção: debates, estudos de caso ou
«júrisimulado»
61- Planejar e executar o seu Projeto para Escoteiro da Pátria.
62- Escolher 1 das opções abaixo:
a) Pesquisar sobre a cultura indígena predominante na sua Região Geográfica
(N, NE, CO, SE ou S) e apresentar uma dramatização com a devida caracterização.
b) Pesquisar e aplicar na Seção 2 jogos indígenas oriundos de tribos
brasileiras.
63- Escolher 1 das opções abaixo:
a) Produzir com sua patrulha um troféu de um torneio ou lembrança para
presentear outro GE ou alguma autoridade, utilizando alguma técnica típica do
artesanato brasileiro.
b) Preparar uma apresentação no Fogo de Conselho sobre a antiga cultura
popular brasileira (história, lenda, danças, músicas, mitos, artesanato, etc),
com detalhes de vestimentas, canções e artefatos tradicionais.
64- Conhecer a Organização Mundial do Movimento Escoteiro(WOSM),
localização do Escritório Mundial, suas Regiões e respectivos escritórios.
65- Escolher 1 das atividades abaixo:
a) Manter contato com um senior ou guia estrangeiro durante pelo menos
3 meses (mínimo de 4 mensagens ou cartas enviados) procurando aumentar seus
conhecimentos sobre o escotismo, a história, geografia e os costumes do país em questão
e apresentando o resultado para sua patrulha. OU
b) Participar ativamente da organização de um «Jantar Internacional» da
Seção onde cada patrulha representará um país diferente, apresentando além da
culinária, trajes e músicas característicos e informações gerais sobre o Escotismo
naquele país.
66- Tomar parte em pelo menos 1 atividade em cooperação com outras
organizações ligadas à preservação do meio ambiente.
67- Apresentar à Seção um estudo ilustrado de um problema ambiental de
sua cidade, apontando suas causas e possíveis soluções.
OU
Escolher e executar com sucesso uma das atividades «principais» da
IMMA, destinadas ao Ramo Sênior
DESENVOLVIMENTO ESPIRITUAL
68- Conhecer a teoria e realizar pelo menos uma vez uma «Cirurgia
Vegetal» junto com sua patrulha.
OU
Escolher e executar com sucesso uma das atividades “complementares» da
MMA, destinadas ao Ramo Sênior
69- Aplicar em conjunto com a patrulha normas de campismo de baixo
impacto.
70- Escolher 1 dos itens abaixo:
a) Realizar uma pesquisa sobre as origens de sua crença religiosa e
apresentar o resultado à Seção ou Patrulha; OU
b) Correlacionar os artigos da Lei Escoteira com os seus princípios
religiosos e discuti-los com a chefia.
71- Participar, freqüentemente, dos momentos de reflexão realizados no
início e término das atividades escoteiras, buscando fazer orações sinceras e
reflexivas;
72- Buscar reservar momentos de
reflexão eaproximação com Deus, por meio da oração;
73- Participar de uma das
seguintes atividades dereflexão (fichas REME): “Carta a mim mesmo” ou “Salmo 151”.
74- Realizar (sozinho ou com sua patrulha) uma pesquisa sobre ao menos
4 religiões, apontando suas similaridades e apresentando o resultado à Seção.
75- Pesquisar e promover um debate com a sua patrulha ou Seção sobre a
relação entre a intolerância religiosa e conflitos atuais no Brasil e no mundo.
Será que ja posso receber meu azimute?
ResponderExcluirNa verdade você tem que concluir 2/3 de 75
ExcluirNo caso 50 itens, ai sim, você poderá receber Azimute
acho que o certo seria completar os 75 para ganhar o azimute, mas tem lugares que dão o distintivo antes de ser completados os itens
ExcluirNão, precisa cumprir 1/3 das atividades
ResponderExcluirNa verdade você tem que concluir 2/3 de 75
ResponderExcluirNo caso 50 itens, ai sim, você poderá receber Azimute
Vc precisa cumprir só 1/3 pq vc já cumpriu 1/3 pra conquistar o distintivo de Conquista se vc fizesse 2/3 vc já teria completado tudo né. 1/3 + 2/3 = 3/3 .
ExcluirValeu Jeferson....
ResponderExcluirSempre Alerta!
Onde acho a Carta e mim mesmo do item 73?
ResponderExcluirA "carta a mim mesmo" é escrita por vc mesmo, normalmente é uma etapa matada quando vc recebe a conquista. Nela vc vai escrever o pq de estar no escotismo, seus objetivos, e suas motivações. Quando sua estadia no Ramo Sênior estiver acabando, seu chefe irá te entregar essa carta, então compara-la com o momento atual.
Excluirpara receber conquista preciso concluir quantos itens
ResponderExcluir25
Excluir25
Excluir1\3 das etapas de progressão, ou seja, 25
Excluir