25 de jan. de 2012

Relato do Jamboree no Peru pelo Pioneiro Pocai

Escotismo Lageano e Catarinense Representado no Jamboree Centenário do Peru.

Mestre Jackson e Pioneiro Pocai
Ola pessoal, vou relatar as atividades que eu participei como Rover (Pioneiro) e o que aconteceu no Jamboree. 


Esse evento contou com a presença de 2500 pessoas, e a delegação brasileira estava representada por 20 pessoas. 
No dia 28 o dia não teve muitas atividade devido as delegações estarem chegando e se instalando no campo. Os pioneiros fizeram algumas atividades e brincadeiras de integração para se conhecerem. 
As as 20:00 aconteceu a cerimônia de abertura.


No dia 29 os Rovers e os Caminantes ( Seniores) tiveram uma atividade em conjunto durante todo dia na qual fomos divididos para a competição, tiveram pistas de cordas, atividades intelectuais, manualidades, uma espécie de gincana entre Pioneiros e Seniores. Uma atividade muito divertida foi uma espécie de pega bandeira em um campo fechado inflável, com pistolas de borracha que prendiam na camisa, na qual, a pessoa atingida pela borracha tinha que que ficar 30 segundos sem participar, sendo que dava oportunidade para a equipe oposta maiores chances de vencer. As 22:00 os Rovers partiram para Huancaya, uma província que levou 8 horas de viagem, quando chegamos ao nosso destino montamos acampamento e fomos fazer uma tour pela pequena cidade que nao tem mais de 100 pessoas, sendo que dobramos a população durante a nossa permanência. 

No dia 31 de Dezembro celebramamos nosso ano novo as 21:00 horário local e as 00:00 celebramos com eles o ano novo deles.
No dia 1 de Janeiro pariticipamos do 3 Rover Moot Peruano em uma escola, sendo que pintamos as paredes da escola, fizemos um telhado em uma área de apresentação teatral e para outros fins, colocamos calhas nas telhados, organizamos a biblioteca, plantamos árvores nas redondezas da escola, melhoramos a estrada de acesso à escola, construimos um fogão típico da região com argila. 
No dia 2 saímos bem cedo em direção a Lanahuaná, onde os Rovers poderiam escolher em fazer Rafting ou andar de quadriciclo, passando o dia conhecendo a bela e aventureira cidade. Ao anoitecer retornamos a Lima para montar acampamento por volta das 23:00. 
No dia do encerramento 03 de Janeiro os membros juvenis participaram de oficinas para conquistar a insignia da Paz, na qual essas oficinas tinham que participar conforme os ramos e grau de dificuldade. Por volta das 20:00 ocorreu a cerimônia de encerramento do Jamboree.


No dia 4 os participantes deixaram o campo levando muitas amizades e ótimas lembranças dessa inesquecível atividade.

Devido não ter ficado no campo esses dias não sei quais atividades aconteceram para os demais ramos.
Sempre Alerta Para Servir!


delegação brasileira
Foto oficial do delegação brasileira
Parabéns ao Pioneiro Pocai (e Auxiliar de Chefe Escoteiro) e também ao Mestre Jackson que não mediram esforços para representar o escotismo Lageano e Catarinense nesta atividade que ficará na lembrança deles e nossa para sempre.

Chefe Carlos.

Um comentário:

  1. Hola mi nombre es Karoll Soto y quisiera saber quienes son los rovers que fueron al jamboree.! Y tambien quiero agradecer al muchacho que intercambio conmigo su pañoleta.! Gracias.!

    Karoll Rome Ain - Grupo Scout Puno 5 - Peru

    ResponderExcluir

SAPS!