25 de jan. de 2012

Sede Social

Em 19 de Julho de 1972 iniciou-se a construção da sede social da Associação dos escoteiros Lages que em 22 de abril de 1973 passou a se chamar Associação Educativa Infanto Juvenil, localizada entre as ruas Osvaldo Cruz e Av. Belizário Ramos. 
O Terreno com área de 801 metros, foi doado pelo Chefe Heliodoro que pagou na época Cr$ 25.000,00. Sendo pago em prestações de Cr$ 625,00, até outubro de 1975, quando foi passado a devida escritura em nome da Associação Educativa Infanto Juvenil, cujo o assessor jurídico era o Dr. José Barbosa.




18 de Abril de 1975




Fachada  da Frente na Beizário Ramos em Setembro de 1976



Fachada  da Frente na Beizário Ramos em Setembro de 1976

Fachada  da Frente na Beizário Ramos em Janeiro de 2012

Parte dos Fundos na Osvaldo cruz em Setembro de 1976




Parte dos Fundos na Osvaldo cruz em Janeiro de 2012



A sede ficou desde a década de 90 desativada pelo desentendimentos ocorridos entre os integrantes e a atual diretoria da época da Associação Educativa Infanto Juvenil, que era a mantedora dos Escoteiros, que tomou posse do imóvel e despejou os Escoteiros do local.
Em 2004 já haviam interessados em usar o imóvel dos escoteiros, mas que felizmente acabou não acontecendo pois a sede encontrava-se em disputa judicial.


Tendo uma disputa judicial que durou anos, sendo finalmente revertida em 23 de Julho de 2005, pela atual diretoria da época composta pelo Presidente Antonio Xavier e Diretora Administrativa Maria Divina junto com o assessor jurídico Joaquim Furtado Wolf, responsável pela sede junto ao tribunal de Justiça, que reconheceu que houve somente uma mera troca de nomes, passando novamente a se chamar Associação dos Escoteiros de Lages, assim sendo revertido todos os bens para os Escoteiros.
Em julho de 2005 os escoteiros retornaram  para sua antiga casa deixando o sub-solo do Terminal Rodoviário Dom Honorato Piazerra.

Festa de inauguração em Julho de 2005

Lobinha Letícia recebendo o distintivo Insígnia de Conservacionismo
das mãos da Diretora Técnica Maria Divina .

Escoteira Suiane recebendo cordão Vermelho e Branco
das mãos do Chefe Carlos

Convidados para a festa de inauguração

Lobinhos e Chefes

Ao centro de chapéu o Fundador Sr. João Rath

Cerimonia de inauguração com os Presidentes da Associação e Grupo de Escoteiro Lages.
Esquerda Augusto Temchena,  Direita Antonio Xavier e ao fundo João Rath.
Tinhamos um grande desafio pela frente, pois a sede encontrava-se em estado precário, pois foram vários anos fechada. Em 2008 começamos com uma série de reformas na parte inferior da sede, onde demolimos e reformamos os banheiros, construímos e mobiliamos a cozinha, reformamos todos os sies cantos de patrulhas, ampliamos e reformamos a toca dos lobos, reformamos a sala da chefia.


Banheiros

Banheiros


Corredor Cantos de Patrulhas


Sala de Reunião

Cozinha

Toca dos Lobos

Sala Chefia

Sala Chefia

Sala Chefia

Memorial ao Chefe Heliodoro
Canto de Patrulhas



Em Janeiro de 2013 começamos a reforma da área externa, demolimos parte da estrutura do depósito para dar lugar a uma edicula, que servirá para atividades em dias de chuva e confraternizações. Foram feitas também calçadas em volta do jardim.

























Um comentário:

  1. Nossa que maravilha é essa sede. Qtos nos orgulha saber da luta de vcs para a conquita deste bem.

    Parabéns ao Grupo Escoteiro Lages/SC

    Sempre Alerta !

    Nilberto Galvão
    Rel. Pública do GEU31/RN
    84 87551450
    Email: nilberto.galvao@hotmail.com

    ResponderExcluir

SAPS!