5 de set. de 2012

Curiosidades - Escotismo no Brasil: UEB, AEBP e FET

Existem no mundo 2 organizações que desenvolvem o Escotismo a WOSM e a WFIS


WOSM ou OMME é a Organização Mundial do Movimento Escoteiro (World Organisation of the Scout Movement), que foi fundada no início do século vinte com a finalidade de dar   assistência aos membros das Organizações Nacionais pertencentes ao Movimento Escoteiro.

A Conferência Escoteira Mundial (World Scout Conference), realizada pela primeira vez em 1922 é considerada hoje o órgão máximo da WOSM, se reúne a cada três anos e elege o Comitê Escoteiro Mundial.
Esse Comitê é eleito para representar e atuar em nome da Conferência nos três anos entre uma reunião e outra e é composto por 12 membros voluntários de países diferentes, que tornam-se responsáveis pelo reconhecimento e registro das Associações Escoteiras Nacionais de todo o mundo e a organização das Atividades Internacionais.
O Escritório Escoteiro Mundial (World Scout Bureau), com sede em Genebra, na Suíça é um órgão executivo permanente composto por profissionais e responsável por concretizar as decisões tomadas pela Conferência ou pelo Comitê Escoteiro Mundial. É Administrado por um Secretário-Geral e seu "staff" que opera em mais cinco escritórios além do escritório central em Genebra.
A WOSM, afim de melhor coordenar a prática Escotismo, dividiu o mundo em cinco partes chamadas Regiões Escoteiras:
» Região Européia com sede na Suíça 
» Região Africana com sede no Quênia
» Região Árabe com sede no Egito
» Região Ásia- Pacífica com sede nas Filipinas
» Região Interamericana com sede na Costa Rica
Cada Região possui uma estrutura muito semelhante a da própria WOSM, a direção é exercida por uma Conferência Escoteira Regional, que também se reúne a cada três anos e elege um Comitê Escoteiro Regional para representá-la. Da mesma forma, existe um Escritório Escoteiro Regional, mas este, subordinado ao Escritório Mundial e visando atender os interesses de cada Região.



A WFIS (World Federation of Independent Scouts Federação Mundial o Escotismo Independente). foi criada após reclamações de alguns escoteiros vindos da WOSM, que diziam que o Escotismo criado por BP não estava mais sendo seguido à risca. A Federação Mundial de Escoteiros Independentes é uma organização Escoteira internacional, não governamental, sem denominações religiosas, composta por organizações nacionais escoteiras reconhecidas por ela. Foi fundada no ano de 1996 em Laubach, na Alemanha por Lawrie Dring, um escotista britânico da Baden-Powell Scouts Association (BPSA). Os principais requisitos para filiar-se a WFIS é que o postulante não seja vinculado a nenhuma outra associação escoteira internacional, bem como sigam o programa original de Baden-Powell, sua mística, uniformes, moral, ética e estrutura definida pelo fundador do Movimento Escoteiro no livro "Escotismo para Rapazes". Permitem-se atualizações relacionadas com saúde, meio ambiente e segurança. 
No Brasil, a associação original é a UEB (União dos Escoteiros do Brasil) ligada a WOSM, porém existem também a AEBP (Associação Escoteira Baden-Powell) e a FET (Federação dos Escoteiros Tradicionais), ambas ligadas a WFIS.



Analisando cada uma...

ueb-nova-logo-final2






UEB – União dos Escoteiros do Brasil
PRINCÍPIOS: Fundada em 4 de novembro de 1924, é a maior das associações escoteiras em 2011 contava com 69.477 participantes. Segue o programa da WOSM e tem como objetivo o desenvolvimento do movimento idealizado por BP no livro “Escotismo para Rapazes” de uma maneira atual e atrativa aos jovens.
RAMOS: Lobinho (7-  10), Escoteiro (11 – 14), Sênior (15 – 17) e Pioneiro (18 – 21)
MODALIDADES: Básica, do Ar e do Mar -Mais informações clique Aqui




aebp





AEBP – Associação Escoteira Baden-Powell
PRINCÍPIOS: Tem como objetivo restaurar todos métodos usados por BP nas décadas de 1910 a 1930.
RAMOS: Lobinho (7-  10), Escoteiro (11 – 14), Sênior (15 – 17) e Pioneiro (18 – 23)
MODALIDADES: Terra, do Ar e do Mar - Mais informações clique Aqui



fet








FET- Federação dos Escoteiros Tradicionais
PRINCÍPIOS: Assim como a AEBP, defende um Escotismo voltado aos métodos tradicionais do início do século XX.
RAMOS: Lobinho (7-  10), Júnior (11 – 14), Sênior (15 – 17) e Pioneiro (18 – 23)
MODALIDADES: Básica, do Ar, do Mar e Florestal. - Mais informações clique Aqui



bandeirante






Os Bandeirantes (Guides) tem apenas uma associação no Brasil a FBB (Federação de Bandeirantes do Brasil) ligada a sua associação mundial, a WAGGGS  ( World Association of Girl Guides and Girl Scouts – Associação Mundial dos Bandeirantes), que apesar da sigla em inglês estar associada as meninas, atende o Bandeirantismo no mundo. - Mais informações clique Aqui



Mas o mais importante não é em qual associação você faz parte, o importante é seguir os ensinamentos de BP e assim como ele diz, deixar o mundo um pouco melhor do que nós encontramos.

4 comentários:

  1. nao podmos deixar de fora a Grande Fraternidade escoteira IMPISA fundada em 2007 aqui em SC e que tambem pertençe a WFIS

    ResponderExcluir
  2. www.souescoteiro.com.br

    ResponderExcluir
  3. A APET - Associação Potiguar de Escoteiros Tradicionais - fundada em 1975 em Natal RN

    ResponderExcluir
  4. Escotismo de verdade já fiz minha análise o Escotismo tradicional e o que Baden Powell ensinou que foi sendo perdido com passar dos anos e hoje está novamente conosco Escotismo tradicional !!!

    ResponderExcluir

SAPS!