
A Conferência Escoteira Mundial (World Scout Conference), realizada pela primeira vez em 1922 é considerada hoje o órgão máximo da WOSM, se reúne a cada três anos e elege o Comitê Escoteiro Mundial.
Esse Comitê é eleito para representar e atuar em nome da Conferência nos três anos entre uma reunião e outra e é composto por 12 membros voluntários de países diferentes, que tornam-se responsáveis pelo reconhecimento e registro das Associações Escoteiras Nacionais de todo o mundo e a organização das Atividades Internacionais.
O Escritório Escoteiro Mundial (World Scout Bureau), com sede em Genebra, na Suíça é um órgão executivo permanente composto por profissionais e responsável por concretizar as decisões tomadas pela Conferência ou pelo Comitê Escoteiro Mundial. É Administrado por um Secretário-Geral e seu "staff" que opera em mais cinco escritórios além do escritório central em Genebra.
A WOSM, afim de melhor coordenar a prática Escotismo, dividiu o mundo em cinco partes chamadas Regiões Escoteiras:
» Região Européia com sede na Suíça
» Região Africana com sede no Quênia » Região Árabe com sede no Egito
» Região Ásia- Pacífica com sede nas Filipinas
» Região Interamericana com sede na Costa Rica
Cada Região possui uma estrutura muito semelhante a da própria WOSM, a direção é exercida por uma Conferência Escoteira Regional, que também se reúne a cada três anos e elege um Comitê Escoteiro Regional para representá-la. Da mesma forma, existe um Escritório Escoteiro Regional, mas este, subordinado ao Escritório Mundial e visando atender os interesses de cada Região.

No Brasil, a associação original é a UEB (União dos Escoteiros do Brasil) ligada a WOSM, porém existem também a AEBP (Associação Escoteira Baden-Powell) e a FET (Federação dos Escoteiros Tradicionais), ambas ligadas a WFIS.
Analisando cada uma...
UEB – União dos Escoteiros do Brasil
PRINCÍPIOS: Fundada em 4 de novembro de 1924, é a maior das associações escoteiras em 2011 contava com 69.477 participantes. Segue o programa da WOSM e tem como objetivo o desenvolvimento do movimento idealizado por BP no livro “Escotismo para Rapazes” de uma maneira atual e atrativa aos jovens.
RAMOS: Lobinho (7- 10), Escoteiro (11 – 14), Sênior (15 – 17) e Pioneiro (18 – 21)
MODALIDADES: Básica, do Ar e do Mar -Mais informações clique Aqui
AEBP – Associação Escoteira Baden-Powell
PRINCÍPIOS: Tem como objetivo restaurar todos métodos usados por BP nas décadas de 1910 a 1930.
RAMOS: Lobinho (7- 10), Escoteiro (11 – 14), Sênior (15 – 17) e Pioneiro (18 – 23)
MODALIDADES: Terra, do Ar e do Mar - Mais informações clique Aqui
FET- Federação dos Escoteiros Tradicionais
PRINCÍPIOS: Assim como a AEBP, defende um Escotismo voltado aos métodos tradicionais do início do século XX.
RAMOS: Lobinho (7- 10), Júnior (11 – 14), Sênior (15 – 17) e Pioneiro (18 – 23)
MODALIDADES: Básica, do Ar, do Mar e Florestal. - Mais informações clique Aqui
Os Bandeirantes (Guides) tem apenas uma associação no Brasil a FBB (Federação de Bandeirantes do Brasil) ligada a sua associação mundial, a WAGGGS ( World Association of Girl Guides and Girl Scouts – Associação Mundial dos Bandeirantes), que apesar da sigla em inglês estar associada as meninas, atende o Bandeirantismo no mundo. - Mais informações clique Aqui
Mas o mais importante não é em qual associação você faz parte, o importante é seguir os ensinamentos de BP e assim como ele diz, deixar o mundo um pouco melhor do que nós encontramos.
nao podmos deixar de fora a Grande Fraternidade escoteira IMPISA fundada em 2007 aqui em SC e que tambem pertençe a WFIS
ResponderExcluirwww.souescoteiro.com.br
ResponderExcluirA APET - Associação Potiguar de Escoteiros Tradicionais - fundada em 1975 em Natal RN
ResponderExcluirEscotismo de verdade já fiz minha análise o Escotismo tradicional e o que Baden Powell ensinou que foi sendo perdido com passar dos anos e hoje está novamente conosco Escotismo tradicional !!!
ResponderExcluir