10 de abr. de 2012

O Nosso Lenço Escoteiro


É a Promessa e a Lei Escoteira que você veste. Portanto não de Nós.

Baden Powell nos ensinou a importância da promessa e da lei escoteira e que podemos privilegiá-la quando usamos com orgulho o nosso lenço escoteiro!

Se você segurar o Lenço Escoteiro aberto nas mãos e se lembrar que geralmente o lenço é o último item do vestuário escoteiro que você coloca e você verá que não há coincidência que o nosso lenço tem três lados justamente para nos lembrar das três partes da nossa Promessa Escoteira, portanto, abrindo o lenço vamos lá.
  
1º parte da Promessa: Prometo fazer o melhor possível para cumprir os meus deveres para com Deus. (o lado principal é o maior do lenço para nos lembrar do nosso constante e eterno compromisso com DEUS. Esse lado fica escondido da vista, assim como sua fé fica dentro de você e a só você pertence).

Mas ao mesmo tempo esse lado suporta os outros lados, porque sem DEUS e a fé, não há fortaleza para todo o resto...
  
2º parte da Promessa: Segundo o lenço agora pela segunda ponta, você descobre um dos lados e lembra-se da segunda parte da promessa que é ajuda ao próximo em toda e qualquer ocasião, esse lado já fica visível para mostrar fazer, acreditando no ideal ESCOTEIRO.
   
3º parte da Promessa: O último lado do lenço também cumpre essa missão e traduz a última parte da Promessa, obedecer a Lei Escoteira. Esse último lado diz respeito aos seus valores pessoais que você adotou quando prometeu acreditar e obedecer a Lei Escoteira. E a maneira que nós devemos enrolar os nossos lenços tem a ver com a promessa Escoteira também, mas afinal o que isso significa?

Nós vemos os lenços escoteiros usados de maneiras mais diversas. Mas há um padrão sugerido por Baden Powell, que se cumpre não só na Europa como nos Estados Unidos e Canadá  enrola-se o número de vezes tantas quantas as leis escoteiras!!!  Portanto dez vezes.

Com o lobinho os Cincos e o tema.

Portanto nada de NÒS da amizade e outros mais que existem como modismo, nosso lenço é a nossa promessa! E a promessa não pode ter NÓS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SAPS!