9 de abr. de 2012

Orgulho de ser escoteiro


Vender biscoitos, ajudar velhinhas a atravessar a rua, se vestir de criança. Isso é o que pensam do movimento escoteiro.
Um movimento que envolve muito mais do que isso. Um movimento que envolve formação social, que envolve atividades das quais a maioria das pessoas nunca terá oportunidade de realizar.
Dos meus 12 anos de movimento escoteiro, lembro-me de pessoas que apareceram e nunca mais sairam da minha vida, de muitos momentos como quando vamos acampar, nos deparamos com dificuldades e obstáculos que com força e união nós superamos. Aquela armação de barraca torta, aquele spec que não quer entrar na terra, aquela chuvinha que molha nossos tênis, aqueles bambus pesados e desengonçados que temos de carregar, os mosquitos e pernilongos que ficam em nossos ouvidos a noite toda. Mas temos também aquele sorriso do companheiro ao seu lado, o céu estrelado, a fogueira aconchegante, os momentos únicos e inesquecíveis, as risadas, as canções, as esquetes do fogo de conselho. Mas tudo acaba, desmontamos o acampamento, e pé na estrada. Chegamos em casa, desfazemos as mochilas cheias de roupa suja e rasgada, tomamos um banho, que muitas vezes parece o mais gostoso de nossas vidas. Jantamos feito bois famintos, e nesse momento lembramos do momento em que o cozinheiro da patrulha derramou a macarronada no pé, e todos ficaram desesperados. Mas agora todos riem do ocorrido, com um aperto no coração, pois aquele momento nunca mais voltará, foi único e inesquecível.
Então você vai para a sua cama, macia e quentinha. Mas se lembra de quando tomou aquela chuva, e molhou sua roupa, que se não fosse o seu irmão escoteiro que lhe emprestou um casaco dos dele, e dividiu o poncho para se cobrirem, você passaria um frio de rachar.
No dia seguinte, você acorda com o despertador do celular para tomar seu banho e ir para a escola, mas pensa que preferiria estar acordando com o som do apito da alvorada, às cinco e meia da manhã, para ir fazer o aquecimento matinal com a tropa inteira, correr, fazer polichinelos e alongar a musculatura, remexer o esqueleto!
É fácil falar mal de algo que não se conhece, que não se estudou… que não se viveu!
Ser escoteiro é mais do que vender biscoitos, ajudar velhinhas a atravessar a rua, se vestir de criança! Ser escoteiro é ter força, garra, união e determinação. É ter amor à natureza e à tudo o que Deus fez.
Escotismo é tudo. Escotismo é vida. Só estando dentro do movimento para saber realmente o que o escotismo é.
E por isso Eu sinto orgulho. Orgulho de ser escoteiro. Orgulho de ajudar velhinhas a atravessar a rua! Orgulho de vender bolachas!
Orgulho de fazer parte do maior movimento de formação social do mundo!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

SAPS!