22 de jul. de 2012

5º Jamboree Nacional 2012 - Rio de Janeiro

Grupo Escoteiro Lages 01/SC  retorna ao Rio de Janeiro após 47 anos, em Julho de 1965 o Grupo participava do 1º Jan pan, (Jamboree Pan-americano) desta vez retornamos para participar do 5º Jamboree Nacional Escoteiro que aconteceu entre os dias 15 e 20 de julho de 2012 na Vila militar de Gericinó, no Rio de Janeiro/RJ, com cerca de 5.000 participantes vindo de todos os estados do Brasil (menos o Acre).
Saímos sábado dia 14 de julho, as 06:00h com um frio de 0º nossa partida foi da sede dos escoteiros, os chefes Carlos, Jackson e o escoteiro Lucas Forguieri foram de carro até Florianópolis/SC onde se encontraram com o Chefe Vanderlei, o Pioneiro Pocai, o Sênior Eduardo e a Guia Narrimam as 11:00hs para pegarem o voô até o aeroporto do Galeão no Rio de Janeiro/RJ. Fizemos um voo tranquilo para muitos de nós era a primeira vez que viajava de avião. Nosso translado do aeroporto do Galeão foi logo em seguida, chegamos na Vila Militar de Gericinó ás 16:00h, onde realizamos nossas credenciais e fomos para o local que nos informaram qual era nosso Sub-Campo (Xavante - H), começamos a montar acampamento as 17:00h, sendo que ficamos separados, pois o Eduardo e a Narrimam ficaram no sub-campo Yanomani, o Lucas ficou no Sub-campo escoteiro, os chefes Vanderlei, Pocai e Jackson ficaram no sub-campos dos Staffs. Minha patrulha ficou composta de 07 patrulheiros, sendo 04 do 82º Grupo Escoteiro Araucária e 03 do 69º Grupo Escoteiro Heliodoro Muniz.
No domingo ainda checaram muitas delegações durante todo o dia, a bertura começou as 21:00h com o show da Banda Rataplan.
Na segunda nossa alvorada foi ás 04:30h, pois iriamos particiapar do módulo Cidade maravilhosa, após tomarmos nosso café e pegarmos os lanches da patrulhas para o almoço saimos as 07:00h em comboio de ônibus para a cidade do Rio de Janeiro, fomos visitar o Forte do Leme,começamos com uma caminhada até o alto forte uns 800 metros por uma estrada calçada com paralelepípedos de onde podemos observar vários canhões todos em ótimos estado de conservação, e com uma ótima vista para as praias de do Leme e de Copacabana e também o morro do Pão de Açúcar, em seguida fomos fazer um passeio de barca pela baia de Guanabara, durante o passeio aproveitamos para comermos nosso lanche, que serviu de almoço. A tarde fomos conhecer o cristo Redentor, começamos com um passeio de trem elétrico que leva até os pés do Cristo Redentor, a estrada de ferro do Corcovado foi a primeira ferrovia elétrica do Brasil, inaugurada em 1884, é mais antiga que o próprio Cristo Redentor, foi nela que as peças do Cristo foi transportada. 

Na terça na parte da manhã  realizamos o modulo Jogos da Nossa Gente que eram jogos de competiçao entre as patrulas, a tarde fomos para o modulo Aldeia Brasil de desenvolvimento que servia de integraçao entre os jovens.
as 18:00h fomos jantar desta vez conseguimos entrar para o refeitório rapido, pois nos dias anteriores a media de espera na fila era de 02:00h.



Na Quarta feira pela manhã tivemos o modulo de Descobrimento e Exploração que os senior gostaram muito pois tinha rapel, pintball, pista de obstáculos, rastejamento e tirolesa. a tarde fomos para o módulo de artesanato Brasileiro, onde a rapaziada botava a mão na massa para para construir desde banquinhos de madeira até chaveiros de biscuí. 
Na quinta feira na parte da manhã foi nosso tempo livre, a tarde fomos para o modulo brasil sustentável, onde os jovens aproveitaram para realizar atividades todas realizadas com a nova insígnia mundial de meio ambiente a IMMA.
Na sexta feira novamente nossa alvorada foi as 04:30h para participarmos do modulo Sol e Mar, após tomarmos nosso café e pegarmos os lanches da patrulhas para o almoço saímos as 07:00h em comboio de ônibus para a cidade do Rio de Janeiro com destino a praia do Grumari, pela manhã os jovens participaram de atividades individuais como surf, malabares,slackline. Durante a tarde foram atividades coletivas, como futebol, voleibol e rugby.
Retornamos para o campo as 19:00h, muitos já estavam com seus campos desmontados esperando somente o encerramento que ocorreu as 21:30h, nós também desmontamos nossas barracas pois nosso translado para o aeroporto do Galeão estava marcado para as 06:30h, tivemos que trocar de onibus na saída pois estava com o pneu dianteiro furado. Chegamos em Florianópolis as 13:00h, onde retornamos para Lages de carro chegando em Lages as 17:00h.






Álbum Completo



Nenhum comentário:

Postar um comentário

SAPS!