1 de ago. de 2012

29 de Julho a 09 de Agosto 1º acampamento Escoteiro


De 29 de julho a 9 de agosto de 1907, vinte rapazes e Robert Baden-Powell participaram do primeiro acampamento escoteiro da história. O lugar era a Ilha de Brownsea, na baía de Poole na costa sul da Inglaterra.
Ele escolheu 20 rapazes para o acompanhar, alguns de escolas públicas, outros da classe trabalhadora de Poole (cidade costeira inglesa no Dorsetshire) e de Bournmouth Boys´Brigades (uma estância balnear em Poole). Montaram as tendas na parte sul da ilha. O dia começou ao amanhecer com o som de uma corneta kudu africana. Após um copo de leite e um biscoito, seguiu-se um treino psicológico de 30 minutos, os rapazes separaram-se em patrulhas - os Lobos, Touros, Maçarico, e Corvos - para aprenderem a seguir e achar caça, construir abrigos, montar tendas e simular caça á baleia em barcos.
As patrulhas acampavam por sua conta, sob a direção de seus próprios monitores, com total responsabilidade pela sua honra de levar adiante os desejos do Chefe e com grande eficiência.
Mas as memórias mais vividas de todas eram os fogos de conselho, antes das orações e do apagar das luzes. Ao redor do fogo a noite o Chefe contava algumas histórias assustadoras e conduzia o canto Eengonyama e com seu jeito inimitável atraia a atenção de todos.

29 de julho de 1907
Baden Powell chega a Brownsea com 12 meninos a bordo do barco Hyacinth(em português "Arara"!) Montagem do acampamento. 6 barracas brancas tipo "sino".
Uma barraca militar foi montada para intendência e cozinha.

30 de julho de 1907


Montagem do mastro no centro para içamento da bandeira Britânica. 
Ao lado da barraca de BP ele encravou uma de suas lanças usadas na caça ao javali e pendurou a bandeira britânica que tremulava em Mafeking.

31 de julho de 1907
Os demais 8 meninos chegaram para completar 20 meninos. Tinham entre 12 e 17 anos. (havia mais o sobrinho órfão do BP de apenas 9 anos para atuar como seu ajudante.) Primeiro Fogo de Conselho de Brownsea e do movimento escoteiro! BP foi o líder, o contador de histórias, o puxador das músicas. Ele contou-lhes histórias da Índia e da África e deu algumas explicações sobre a programação do acampamento. O Fogo terminou lentamente finalizando com orações.

1 de agosto de 1907
Oficialmente início do acampamento e conhecido como o 1º dia.
Os 20 garotos foram divididos em 4 patrulhas: Maçarico, Corvo, Lobo e Touro (o sobrinho de Powell foi nomeado ajudante).

PATRULHALOBO PATRULHA TOUROPATRULHA MAÇARICO PATRULHA CORVO

Monitor

Monitor

Monitor

Monitor

Bob WroughtonThomas Evans-LombeGeorge RodneyHerbert Emley

Patrulheiros

Patrulheiros

Patrulheiros

Patrulheiros

Cedric S. CurteisArthur PrimmerBert WattsBert Tarrant
John Evans-LombeBert BlandfordAlan VivianWilliam Rodney
Percy MedwayJames RodneyTerry BonfieldHerbert Collingbourne
Reginald GilesMarc NobleRichard GrantHumphrey Noble


8 de agosto de 1907
Término do acampamento. Foi um dia de atividades esportivas. Terminou com um cabo-de-guerra entre os passarinhos ( Maçarico e Corvo) contra os "animais" (Lobo e Touro). Os pássaros venceram.



































Nenhum comentário:

Postar um comentário

SAPS!