10 de ago. de 2012

Curiosidades - Origem do Chapéu Escoteiro


Uma das peças do uniforme que mais caracterizaram o escoteiro é, sem dúvida, o seu famoso chapéu de feltro de abas largas e cor marrom. No entanto, a sua história e como ele passou a fazer parte do escotismo mundial poucos conhecem. Inicialmente o chapelão foi conhecido como chapéu "Stetson" em alusão a empresa americana que o fabricava, a John B. Stetson Company.
Originalmente o chapéu foi desenvolvido para ser utilizado pelos vaqueiros das pradarias da América do Norte por ser de material leve, o feltro e ter um desenho que protegia completamente o rosto dos vaqueiros devido as suas abas largas.
Durante a guerra Anglo/Böer , regimentos de várias colônias foram mobilizadas para defender os interesses do império britânico na África do Sul. O Canadá, que já empregava o chapelão no seu exército, enviou seus soldados para a guerra. A exceção do primeiro contingente que utilizou capacetes, o chapéu "Stetson" foi empregado em todas as unidades canadenses enviadas à África do Sul. Baden-Powell ao observar a artilharia de campo canadense em Mafeking, ficou bastante impressionado com seus chapéus. Como B-P era encarregado de criar a polícia sul-africana, encomendou à empresa americana 10 mil chapéus para equipar aquela polícia.

O agrado de Baden-Powell pelo chapelão foi tamanho que anos mais tarde ele o adotou no Movimento Escoteiro. A fama que o chapelão alcançou depois da guerra foi taão grande que vários exércitos passaram a utiliza-lo.
O chapelão ainda é muito utilizado hoje em dia por forças policiais no mundo inteiro e na famosa Polícia Montada Canadense, mas é no escotismo que ele continua sendo marca até hoje como imagem característica.

O chapelão escoteiro tem uma maneira muito própria de ser usado. Ao contrário do chapéu à cowboy, o o chapéu escoteiro se usa com a correia justa e presa atrás da nuca.
Nessa correia é feito um nó de pescador ou de cabeça de cotovia, que fica em cima da aba do chapéu, à frente. Esta correia é ajustável, bastando deslizar os dois nós simples que compõem o nó de pescador, afastando-os ou aproximando-os.
Uma insígnia metálica de escotismo, mundial ou não, deve ser usada do lado esquerdo do chapéu, afixada no fecho da correia que rodeia a copa.
O chapelão escoteiro tem quatro amolgaduras bem definidas, como usava Baden-Powell, uma à frente, outra atrás e uma de cada lado.

Um comentário:

  1. O Escutismo, é sem sombra de dúvidas a 2º Maior Organização Voluntária do Mundo. O Escutismo é um exército. Melhor tecnicamente que muitas polícias de diversos Países.

    ResponderExcluir

SAPS!